Rádio 96 FM

NOTÍCIAS


Concórdia

Temporal: Concórdia foi uma das cidades mais afetadas, diz Defesa Civil

Órgão confirmou tornado na cidade de Guatambu.

Por Rafael Martini
14/09/2021 às 06h23 | Atualizada em 14/09/2021 - 16h15


Os Bombeiros Voluntários de Concórdia atenderam a 28 chamadas durante a noite e madrugada devido à forte chuva com vento que atingiu alguns bairros e comunidade do interior de Concórdia. Conforme as informações apuradas, as ocorrências iniciaram por volta das 23h45, quando moradores do Bairro das Nações ligaram pedindo auxilio para colocar lonas nas residências.

O mesmo ocorreu com residências no Bairro São Cristóvão, Salete, Vista Alegre e São Cristóvão.  No Bairro da Gruta, uma árvore caiu no meio de uma rua e foi necessário fazer o corte e retirá-la, o mesmo aconteceu na Rua Senador Atilio Fontana, a queda de uma árvore impedia a passagem de veículo no local. Na comunidade de Barra Fria uma residência foi atingida por uma árvore. Os bombeiros não foram deslocados ao local, pois o agricultor explicou que iria retira-la durante o dia.

Na tarde desta terça-feira, a Defesa Civil emitiu uma nota meterológica, onde confirmou que Concordia foi uma das cidades catarinenses com a pior condição climatológica durante a última noite e madrugada em função do temporal. Itá também aparece na lista. Ainda conforme o documento, o órgão confirmou que a cidade de Guatambu teve registro de tornado entre 22h50 e 23h15. Veja a nota clicando aqui.

O líder Bortolli explicou que muitos moradores foram até a corporação retirar lona para cobrir os moveis que estavam molhando devido ao destelhamento. Os bombeiros orientam as pessoas que tiveram suas casas atingidas que não subam nos telhados enquanto estiver chovendo para evitar acidentes. A enxurrada também causou transtornos na Rua Senador Atílio Fontana, pedras caíram de um barranco e foram parar no meio da via. Conforme a Defesa Civil, as rajadas de vento em Concórdia podem ter atingido de 80 a 90 quilômetros por hora.

Os bombeiros estão aguardando o fim dos atendimentos para fazer um levantamento dos números de ocorrências atendidas durante a noite de segunda e madrugada de terça. A Celesc também teve prejuízos, pois na região são mais de 3 mil unidades consumidoras  que ficaram sem energia elétrica devido ao temporal. Os municípios mais atingidos foram Arvoredo, Faxinal dos Guedes, Jaborá, Paial, Seara, Xavantina e o interior de Concórdia. Mas, segundo a Celesc, aos poucos o fornecimento de energia está sendo restabelecido.

O Corpo de Bombeiros Voluntários de Concórdia atendeu diversas ocorrências. Foram 26 solicitações de retirada de lona na corporação, quatro retiradas de árvores e cinco entregas de lonas. Os principais bairros que solicitaram os serviços dos Bombeiros foram Salete, Vista Alegre, Das Nações, São Cristóvão, Santa Cruz e Nossa Senhora de Lourdes. Os Bombeiros trabalham nas ocorrências desde meia-noite e ainda realizam atendimentos pela manhã. 

Na rua Anita Garibaldi, abaixo da Faculdade Concórdia (FACC), houve um deslisamento de terra. O trânsito no momento está em meia pista, devido ao risco de mais quedas. 
 
Quer receber nossas notícias em primeira mão? Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp clicando aqui e receba as principais matérias do dia para ficar sempre bem informado com os acontecimentos da cidade e região. Te convidamos também para nos seguir no Instagram através do @radioruralconcordia e acompanhar os bastidores da Rádio, com conteúdos de vídeos e imagens.

Fonte: Com informações do Repórter Serginho Primann






SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM