Rádio 96 FM

NOTÍCIAS


Coronavírus

3ª dose de adultos não será por ordem decrescente em Concórdia; entenda

Vacinação de terceira dose para demais grupos começa no sábado.

Por Luan de Bortoli
25/11/2021 às 07h46 | Atualizada em 25/11/2021 - 11h04


Começa neste sábado, dia 27, a nova etapa de vacinação contra a covid-19 em Concórdia. Será nesta data que a secretaria municipal de saúde começará a aplicar a terceira dose dos imunizantes em adultos em geral, com mais de 18 anos. E isso não vai ser feito em ordem decrescente, como anteriormente.

Diferente da estratégia das etapas anteriores, como forma de organização, agora, de acordo com o que a prefeitura de Concórdia informou, não será necessário aguardar a faixa etária para a pessoa participar da vacinação de terceira dose. A única orientação é o agendamento obrigatório para o dia da ação de imunização.

Nas fases anteriores, a secretaria de saúde chamava por faixa decrescente - 50 a 60, 40 a 50 e assim sucessivamente. Mas agora, pelo menos no momento inicial, como há poucas pessoas que completaram cinco meses da segunda dose, qualquer pessoa entre 18 e 59 anos poderá receber o reforço vacinal.

Poderá se vacinar neste sábado aquela pessoa que tiver recebido a segunda dose até o mês de junho, respeitando a data limite que é dia 27. Até o momento, o número de pessoas aptas ao reforço em Concórdia é em torno de 400 a 500 pessoas. Por isso, a expectativa para as primeiras ações deste grupo é que não haja um grande participação. Em meados de dezembro, este número deve aumentar.

Conforme a secretária de saúde de Concórdia, Leide Mara Bender, o reforço vacinal será sempre com a vacina da Pfizer, independente da marca das doses anteriores. A mistura está autorizada. A aplicação da terceira dose ocorre no sábado, das 08h às 12h, no Parque de Exposições, com agendamento na sexta-feira à tarde.

Aquelas pessoas que receberam a primeira dose da Janssen, que era uma única aplicação até então, deverão ser contempladas com uma segunda dose da mesma vacina, conforme a Anvisa e o Ministério da Saúde. Mas para isso, ainda é preciso aguardar o governo federal enviar os imunizantes, o que não há previsão, por isso esse grupo precisa aguardar.

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp clicando aqui e receba as principais matérias do dia para ficar sempre bem informado com os acontecimentos da cidade e região. Te convidamos também para nos seguir no Instagram através do @radioruralconcordia e acompanhar os bastidores da Rádio, com conteúdos exclusivos de vídeos e imagens.





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM