Rádio 96 FM

NOTÍCIAS


Geral

Ataque hacker afeta sites de 245 prefeituras de Santa Catarina

Cidades da região foram atingidas.

Por Luan de Bortoli
02/12/2021 às 08h08 | Atualizada em 02/12/2021 - 08h14


Os sites de pelo menos 245 das 295 prefeituras catarinenses estão fora do ar nesta quarta-feira (1º), por conta de um ataque hacker no sistema da Federação Catarinense de Municípios (Fecam). Entre as cidades afetadas estão Tubarão, Laguna, Imbituba, Biguaçu, São Bento do Sul, Xanxerê e Navegantes.

Na região do Alto Uruguai Catarinense diversas prefeituras estão com os sites fora do ar devido ao ataque cibernético. Não funcionam os sites de Alto Bela Vista, Ipira, Ipumirim, Irani, Jaborá, Lindóia do Sul, Peritiba, Presidente Castello Branco e Seara e Xavantina.

No início da manhã quem acessava os portais dos municípios dos 245 municípios que ficam hospedados no servidor da Fecam via a seguinte mensagem: 

“Olá programadores da Fecam, acho que vocês faltaram algumas aulas de PHP na faculdade. Como vocês já são crescidinhos não terão anotação na agenda para seus pais verem, mas levarei a maior parte das cidades de Santa Catarina pro Zone-H”.

A mensagem também fez críticas ao isolamento social e uso de máscaras e cita o presidente da República.  O comunicado dos hackers foi retirado dos portais ao longo da manhã, mas os sites continuavam fora do ar até a tarde. 

O presidente da Fecam e prefeito de Araquari, Clenilton Pereira (PSDB), se manifestou sobre o ataque e disse que o setor de TI da federação está trabalhando para resolver o problema: 

— Nesta manhã, dia 1º de dezembro, o portal da Fecam recebeu uma invasão de hackers. Infelizmente, os bandidos não atuam só presencialmente, mas também virtualmente. Fiquem tranquilos, a gente já está resolvendo isso — disse o prefeito em um vídeo divulgado nas redes sociais.
 
Quer receber nossas notícias em primeira mão? Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp clicando aqui e receba as principais matérias do dia para ficar sempre bem informado com os acontecimentos da cidade e região. Te convidamos também para nos seguir no Instagram através do @radioruralconcordia e acompanhar os bastidores da Rádio, com conteúdos exclusivos de vídeos e imagens.

Fonte: NSC e Belos FM





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM