NOTÍCIAS



Estiagem

VÍDEO: Casan de Concórdia já recebeu cerca de 50 denúncias de uso indevido de água


Imagens mostram situação do Rio Suruvi diante da intensa estiagem.

Por Luan de Bortoli
14/01/2022 às 06h13 | Atualizada em 21/01/2022 - 11h05
Compartilhar


A estiagem continua se agravando em Concórdia e região. O volume de chuva segue muito abaixo do esperado, condição que só piora a seca, refletindo diretamente no sistema de abastecimento. Por conta disso, a Casan está realizando manobras operacionais, que causam um rodízio na entrega de água em alguns bairros do município.

Mas ainda assim, e com diversos alertas já feitos pela própria companhia, os casos de uso indevido de água continuam. A Casan informou à reportagem da emissora que somente neste início de 2022, em menos de duas semanas, recebeu entre 40 e 50 denúncias de pessoas que viram outros moradores utilizando água para fins secundários.

Muitas destas denúncias estão relacionadas a casos de pessoas que estão lavando calçadas, carros ou até mesmo as residências, bem como o telhado delas. Os fatos acontecem em bairros e também na região central. As equipes vão até o local e orientam os moradores a parar com a ação. Caso a situação se repita, o fato é passível de algum tipo de punição.

Os rios que abastecem Concórdia, Suruvi e Jacutinga, estão com seus níveis em condição bem reduzida por conta da pouca chuva dos últimos meses. A pior situação é do rio Suruvi, que teve uma redução de mais de um metro de seu nível normal.

Em alguns locais já é possível ver o fundo. Por isso, a Casan realiza o rodízio, desabastecendo alguns bairros durante o dia e liberando somente na madrugada. Logo abaixo, um vídeo disponibilizado pela equipe da Casan mostra como está a situação do Rio Suruvi. 

Atualmente, a Casan realiza as manobras em duas áreas com um pequeno grupo de bairros. Caso a chuva não melhore nos próximos dias, a tendência é que mais localidades sejam incluídas na medida. Na região central de Concórdia, o município tem, pelo menos, três pontos monitorados pela Epagri/Ciram em condição de estiagem, com nível dos rios abaixo do normal, apontou o relatório do órgão nesta quinta-feira.


Acompanhe o cronograma:

Área 1
- Abastecimento será interrompido das 8h às 23h.

- Bairros: Vista Alegre, Bom Pastor, Bela Vista, Primavera, Arvoredo e Vila União.


Área 2
- Abastecimento será interrompido das 13h às 23h

- Bairros: Flamengo, Cristal, Nazaré, Santa Rita, Itaíba, Cataria Fontana, Redim e Loteamento Anzolin
 
Quer receber nossas notícias em primeira mão? Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp clicando aqui e receba as principais matérias do dia para ficar sempre bem informado com os acontecimentos da cidade e região. Te convidamos também para nos seguir no Instagram através do @radioruralconcordia e acompanhar os bastidores da Rádio, com conteúdos exclusivos de vídeos e imagens.


Confira o vídeo:





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM