Rádio 96 FM

NOTÍCIAS


Coronavírus

Onda crescente da covid deve durar pelo menos mais 20 dias, diz secretária de saúde

Diversos profissionais já foram afastados por contaminação em Concórdia.

Por Luan de Bortoli
28/01/2022 às 08h02 | Atualizada em 29/01/2022 - 13h27


A onda crescente de contaminados por covid-19 em Concórdia continua e está gerando uma procura recorde aos postos de saúde do município. E este cenário não deve mudar a curto prazo. A projeção é que o número continue aumentando pelas próximas semanas até alcançar o pico e começar a reduzir.

Conforme entrevista realizada pela reportagem da emissora com a secretaria de saúde de Concórdia, Leide Mara Bender, baseado em números estimados pelo Ministério da Saúde, que acompanha a evolução da doença em outros países, o pior desta onda tem durado 45 dias. Portanto, a projeção é que a crescente de casos dure, no mínimo, mais 20 dias, até o fim de fevereiro.

"Mas vai muito das pessoas também. É muito importante que cada cidadão faça sua parte. As pessoas acabam relaxando com os cuidados, não usando máscara, não ventilando os ambientes. São fatores que contribuem para o aumento dos positivados", alerta Leide Mara.

Na entrevista, a secretária disse que a equipe de saúde do município tem acompanhado atentamente e rotineiramente a situação da pandemia, que vive agora seu maior pico desde abril de 2020. Mesmo que a variante ômicron seja menos grave, a covid necessita de atenção.

"A gente avalia os números e estamos numa onda crescente por demanda de atendimento. Felizmente, a grande maioria dos casos é mais leve, não precisa internação. Mas a atenção básica, estamos no momento que mais temos demanda nos postos. Estamos atendendo em todos os postos. Estamos medicando. A gente já começa a ter problema com insumos por conta da grande demanda no país".

A secretária destaca que a cada dia aumenta o número de pessoas nos postos de saúde e os dados apontam para um crescimento impressionante. "O que mais nos preocupa é essa onda crescente. A cada dia, a gente atende mais gente. No dia 27 de dezembro, tínhamos três casos ativos. E ontem, fechamos com mais de mil ativos e foi o dia que mais positivamos, mais de 300".

As equipes de saúde de Concórdia já registraram mais de 30 mil atendimentos de moradores nos postos de saúde do município somente neste mês. Do total que procura por ajuda profissionais, 34% passam por testes da covid por terem os sintomas, sendo que 14% deles têm positivado nos últimos dias.

Outro fator que preocupa bastante a saúde de Concórdia é que com a fácil transmissão da nova variante, mais profissionais estão sendo afastados com a doença. "Vários estão positivados. Eles vêm de dois anos numa demanda muito grande, estão cansados, estamos contratando mais gente, principalmente médico, mas já estamos com dificuldade pela falta de profissionais. Somente ontem, tivemos 12 a 15 servidores fazendo teste ou afastados".

Em reuniões, a prefeitura de Concórdia, outras entidades e a equipe de enfrentamento contra a covid, os membros têm pedido para a população redobrar os cuidados e para quem tem eventos agendados, se possível, adiar para um outro período quando não houver esta alta taxa de contaminados. 
 
Quer receber nossas notícias em primeira mão? Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp clicando aqui e receba as principais matérias do dia para ficar sempre bem informado com os acontecimentos da cidade e região. Te convidamos também para nos seguir no Instagram através do @radioruralconcordia e acompanhar os bastidores da Rádio, com conteúdos exclusivos de vídeos e imagens.


 





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM