NOTÍCIAS



Educação

UNC intensifica preparativos para o curso de Medicina em Concórdia


Curso está em fase de avaliação pelo Órgão Normativo.

Por Rafael Martini
13/04/2022 às 06h09 | Atualizada em 14/04/2022 - 09h04
Compartilhar


Projeto da Reitoria da Universidade do Contestado, o curso de Medicina no Campus Concórdia está cada vez mais próximo de se tornar realidade. A possibilidade de se ofertar o curso começou a ser discutida em meados de 2019 pela equipe acadêmica, de tal forma que o projeto pedagógico possa atender as diretrizes curriculares nacionais, as diretrizes do Conselho Estadual de Educação e, principalmente, as necessidades do Alto Uruguai Catarinense.

Conforme a vice-reitora, Solange Sprandel da Silva, em relação à área da saúde, o número de médicos profissionais disponíveis na região está abaixo da média nacional.

"Esses  números realmente precisam ser revertidos para que a população tenha acesso a mais médicos em termos de atendimento especializado e, também, em termos de atendimentos gerais. Com esse intuito de utilizar a educação como ferramenta para o desenvolvimento regional, o projeto do curso foi executado plenamente, já foi encaminhado a primeira versão para o Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina", explica Solange.

A vice-reitora afirma que a Unc já está adquirindo equipamentos que servirão de base para a formação dos futuros acadêmicos. "Nesse momento, nós estamos adquirindo os equipamentos e importando os manequins que servirão de base para a clínica que fará todo o processo de formação dos acadêmicos, e já temos também, a equipe de avaliadores que estarão conosco na primeira quinzena de julho para avaliação das condições que a universidade dispõe aqui em Concórdia para oferta do curso", conta.

Solange revelou a quantidade inicial de vagas que serão ofertadas e que o município de Concórdia tem um amplo conhecimento na área da saúde, permitindo que a universidade possa receber o curso de medicina.

"Serão ofertadas inicialmente 60 vagas para um curso que terá duração de seis anos em regime integral, e nós aqui em Concórdia, como já temos os cursos de fisioterapia, farmácia, psicologia e enfermagem, já temos "Know-How" (conhecimento) na área de saúde que nos permite nesse momento receber o curso de medicina", revela.

"Então, as expectativas são boas, estamos na fase de readequação de espaços para que nós possamos realmente atender a todas as exigências que os instrumentos de avaliação impõe a uma universidade para oferta de um curso dessa envergadura que com certeza fará diferença em nossa região", completa. 

"Após a visita dos avaliadores designados pelo órgão normativo do sistema, a expectativa é que em 30 dias nós já possamos estar deflagrando o vestibular para ingresso no curso de medicina e iniciarmos ainda em 2022", finaliza.
 
Quer receber nossas notícias em primeira mão? Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp clicando aqui e receba as principais matérias do dia para ficar sempre bem informado com os acontecimentos da cidade e região. Te convidamos também para nos seguir no Instagram através do @radioruralconcordia e acompanhar os bastidores da Rádio, com conteúdos exclusivos de vídeos e imagens.




SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM