NOTÍCIAS
Agropecuária
Presidente da ACCS avalia apoio do Governo de SC ao suinocultores independentes
De acordo com Losivanio Luiz de Lorenzi, medida ajuda mas não resolve o problema.
Com o Projeto de Subvenção Emergencial para Suinocultura, os produtores poderão contratar financiamentos de até R$400 mil junto ao agente bancário para custeio pecuário e o Governo do Estado pagará os juros num limite de 5% ao ano. A medida é válida para produtores não integrados e enquadráveis no Pronaf ou no Pronamp.
Para o presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), Losivanio Luiz de Lorenzi, a medida é importante, mas pouco ajuda o setor que vem atravessando severas dificuldades.
"Ela é muito importante, porque a gente sabe que os bancos não têm mais dinheiro do plano Safra e que os juros são mais altos porque o dinheiro são das próprias instituições bancárias, e chegando a 10 e 12%. Então, isso vem amenizar porque o governo se comprometeu a pagar 5% de juros por um ano e, o produtor, se ele fizesse financiamento mais longo, ele tem que arcar com os juros no segundo ano com 100% deles. Mas, é uma medida que vem ajudar um pouco setor que passa por grandes dificuldades há muito tempo", avalia o presidente da ACCS.
Apesar da medida, Losivanio avalia que é paliativa e o produtor deve ter cautela e não se "deixar levar" pelo subsídio de 5% custeado pelo governo do estado.
"É uma medida paliativa. Ajuda um pouco quem tem maior necessidade nesse momento, mas, temos muito que pensar realmente em buscar esses recursos, porque o juro não é barato. Por mais que o governo subsidie 5%, mas, se alguém pega com 12% vai ter que pagar 7% de juro também", explica.
"Então, é bom a gente fazer uma reflexão e não se empolgar pela pelo marketing que é com relação a esse 5%. É uma iniciativa onde o Governo está ajudando os nossos suinocultores não integrados, mas esperamos que o mercado se ajuste logo, porque realmente, desde o ano passado, final do primeiro trimestre, estamos perdendo dinheiro na atividade e ainda não se resolveu esse problema", finaliza.
Para participar do Projeto, os suinocultores deverão se inscrever na Secretaria Municipal da Agricultura. A priorização dos beneficiários será realizada com base na lista de inscrição e definida em conjunto pela Secretaria Municipal de Agricultura, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Epagri.
Quer receber nossas notícias em primeira mão? Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp clicando aqui e receba as principais matérias do dia para ficar sempre bem informado com os acontecimentos da cidade e região. Te convidamos também para nos seguir no Instagram através do @radioruralconcordia e acompanhar os bastidores da Rádio, com conteúdos exclusivos de vídeos e imagens.
VEJA TAMBÉM
04/02/2023 - Agropecuária - 06h
18/01/2023 - Agropecuária - 08h
18/01/2023 - Agropecuária - 06h
15/01/2023 - Agropecuária - 06h
11/01/2023 - Agropecuária - 07h
03/01/2023 - Agropecuária - 06h