NOTÍCIAS



Economia

Últimos dias para declarar o Imposto de Renda


Declaração do IR 2022 pode ser enviada até o dia 31 de maio.

Por Lucas Villiger
25/05/2022 às 13h33 | Atualizada em 25/05/2022 - 13h37
Compartilhar


Os contribuintes só têm mais 1 semana para entregar a declaração do Imposto de Renda 2022. O prazo final para enviar o documento sem multa termina em 31 de maio.

A Receita espera recebe 34,1 milhões de declarações até o fim do prazo. Segundo o agente da Receita Federal Rodrigo Melzi, aproximadamente 17 mil pessoas devem realizar a declaração em Concórdia. Na microrregião, cerca de 24 mil contribuintes devem declarar o IR.

Quem não fizer a declaração dentro do prazo pode receber multa mínima de R$ 165,74, variando de 1% a 20% do imposto devido por cada mês de atraso.

O programa foi liberado para download desde o dia 6 de março e está disponível no site da Receita Federal (clique aqui para acessar).

Já na declaração pré-preenchida, o contribuinte precisa apenas verificar, corrigir eventuais distorções ou complementar os dados. Neste ano, a modalidade está disponível para contribuintes que tenham conta gov.br

Cronograma de Restituição do Imposto de Renda 2022

A restituição do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF) será efetuada em 5 lotes, entre maio a setembro de 2022.

1º lote - 31 de maio
2º lote - 30 de junho
3º lote - 29 de julho
4º lote - 31 de agosto
5º lote - 30 de setembro

A novidade da restituição deste ano é que o contribuinte poderá receber o dinheiro a restituir de imposto via Pix.

O primeiro lote de restitução será pago em 30 de maio. Nesta leva recebem as pessoas que têm prioridade legal contribuintes idosos acima de 60, contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Depois das prioridades, as restituições são pagas de acordo com a data de envio da declaração. Quanto mais cedo entregar, mais cedo o contribuinte pode receber. O segundo lote será pago em 30 de junho; o terceiro, em 29 de julho; o quarto, em 31 de agosto, e o último em 30 de setembro.
 
Quer receber nossas notícias em primeira mão? Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp clicando aqui e receba as principais matérias do dia para ficar sempre bem informado com os acontecimentos da cidade e região. Te convidamos também para nos seguir no Instagram através do @radioruralconcordia e acompanhar os bastidores da Rádio, com conteúdos exclusivos de vídeos e imagens.


Fonte: Com informações do G1




SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM