NOTÍCIAS



Coronavírus

Aumenta 400% a procura por testes de covid em farmácias de Concórdia


Resultados positivos aumentaram, mas em menor intensidade.

Por Luan de Bortoli
07/06/2022 às 06h08 | Atualizada em 08/06/2022 - 07h48
Compartilhar


Cinco meses depois, a história se repete. Assim como foi em janeiro, agora as farmácias voltam a observar uma alta na procura por testes que identificam a covid-19. Até o momento, o aumento é menor do que no início do ano, mas, ainda assim, há uma procura maior do que um mês atrás. O crescimento chega a ser de 400% a 500% em alguns locais.

A reportagem da emissora realizou na última semana um levantamento com estes estabelecimentos que fazem os testes para identificar a presença ou não do coronavírus no organismo. Foram ouvidos representantes de cinco farmácias, e todos eles relataram que identificaram algum tipo de crescimento na procura nas últimas duas a três semanas, mas principalmente na semana passada.

Em uma das farmácias, por exemplo, há pouco mais de um mês, os profissionais chegavam a não realizar nenhum teste diário de covid-19. Mas nas semanas mais recentes este número foi subindo aos poucos até que agora são feitos até cinco a seis exames rápidos que identificam a doença por dia. Neste local, o crescimento pela procura foi de quase 500%. 

As demais farmácias relataram situação semelhante. O número de testes realizados até o início de maio, há um mês, era de três a quatro por semana. Já na reta final de maio e início de junho, o número já é diário. A maioria das pessoas ouvidas relataram que a procura média é de dois a quatro testes por dia, mas com tendência de alta nos próximos dias. 

Ainda de acordo com as pessoas ouvidas pela reportagem, apesar deste aumento na procura, o nível de positivados não subiu tanto. Em uma média, de cada quatro testes feitos, dois confirmam a doença e o restante negativa. Ainda assim, este número subiu, já que um mês atrás, os casos positivos eram raros. As farmácias chegavam a ficar dias sem pacientes positivados. Muitas pessoas que realizam o teste acabam positivando para gripe.

O aumento não é exclusivo de Concórdia. Dados da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) apontam para uma crescimento considerável nos testes, sendo que 136 mil positivaram, o que representou uma alta de 326% em relação a abril.  O país vem vivendo desde maio uma alta de casos de covid-19. A procura por testes no serviço público de saúde também.
 
Quer receber nossas notícias em primeira mão? Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp clicando aqui e receba as principais matérias do dia para ficar sempre bem informado com os acontecimentos da cidade e região. Te convidamos também para nos seguir no Instagram através do @radioruralconcordia e acompanhar os bastidores da Rádio, com conteúdos exclusivos de vídeos e imagens.




SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM