Rádio 96 FM

NOTÍCIAS


Região

TJSC lança nota de pesar com morte de historiadora natural de Concórdia

Eli Belani tratava um AVC.

Por Redação
21/06/2022 às 14h41 | Atualizada em 22/06/2022 - 09h07


Nota de pesar

"O Oeste perde hoje(segunda dia 20) a pessoa responsável por nos tornar conhecedores da história da nossa região. A historiadora Eli Belani faleceu nesse dia 20 de junho, em Florianópolis, onde se tratava após um Acidente Vascular Cerebral. Natural de Concórdia, dedicou-se aos estudos das origens da capital do Oeste. Tanto, que em 2012 recebeu o título de Cidadã Honorária de Chapecó.

O Poder Judiciário de Santa Catarina é imensamente grato pelo auxílio recebido de Eli no levantamento da história da comarca de Chapecó. Na ocasião comemorativa ao primeiro centenário do PJSC, a historiadora destacou que as atividades jurídicas mais antigas no município são datadas do início dos anos 30. São documentos como requerimentos, telegramas, despachos, mandados de prisão, de serviços em geral, ofícios recebidos e expedidos e outros. 
Em sua fala, na solenidade, lembrou que “a caixa encontrada em uma das garagens da Prefeitura também continha documentos relativos à Justiça Eleitoral, como processos de qualificação eleitoral, atas de apuração das seções, listas de eleitores, indicação para formação das mesas eleitorais e impugnação de urnas”.
Por toda sua obra de grande importância para gerações futuras, muito obrigado! Continuará presente em nosso dia a dia através de seus livros e inestimável contribuição por meio de palestras, conversas, entrevistas e participações em trabalhos acadêmicos. 

Aos familiares e amigos, nossos mais sinceros votos de que a dor do momento se transforme em saudade dos bons momentos vividos."





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM