NOTÍCIAS



Política

Novos prefeito e vice de Presidente C. Branco assumiram neste sábado


Eles foram eleitos em eleição fora de época.

Por Luan de Bortoli
25/06/2022 às 05h50 | Atualizada em 25/06/2022 - 13h17
Compartilhar


A posse dos novos prefeitos de Presidente Castello Branco ocorreu na manhã deste sábado, dia 25. Assumem as novas funções a prefeitura eleita Neiva Kleemann Tonielo, do MDB, e o Vice-Prefeito, Senhor Alfeu Miotto, do PL. A eleição suplementar foi no dia 5 de junho para o período de 2022 a 2024.

O ato solene foi realizado na Câmara de Vereadores do município, a partir das 10 horas. Várias autoridades regionais estiveram na posse. Neiva foi secretária de saúde de Presidente Castello Branco. Foi vereadora em 1996 e 2012 e vice-prefeita em 2016. É casada e tem um filho. 

A chapa de oposição foi encabeçada por pelo jovem Vinícius Zanesco (PSC), candidato a prefeito e Benjamin Frigo (PP), candidato a vice-prefeito. A coligação da chapa oposicionista foi composta por dois partidos: PSC e PP.  A diferença foi de cerca de 200 votos.

Nova Eleição: Entenda

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina julgou procedentes os pedidos de cassação dos diplomas do prefeito e do vice-prefeito de Presidente Castello Branco, Tarcilio Secco e Ademir Domingos Toniello, respectivamente, em razão da prática de captação ilícita de sufrágio abuso de poder econômico e político durante o pleito eleitoral de 2020.

Por 7 votos a 0, os juízes confirmaram (em parte) a decisão proferida na primeira instância.  Além da cassação, a decisão do TJ prevê a perda dos direitos políticos do prefeito e vice-prefeito por um período de oito anos, além de multa. 

Trata-se de Ação de Investigação Judicial Eleitoral ajuizada pelo Partido Social Cristão (PSC), através da advogada Susane Bomm Peretti e o advogado Cássio Canton, contra Secco, Toniello e Miotto por captação ilícita de sufrágio e abuso de poder econômico.

Eles foram denunciados por irregularidades como: Compra de votos e distribuição de bebidas, oferecimento de dinheiro para uma família não votar, Ameaças a integrados da Suinocultura,  Distribuição gratuita de britas, Compra de votos e Ameaça a empresário que supostamente havia se negado a gravar um vídeo em favor da Administração Municipal.

Tarcilio Secco (PL) havia sido eleito prefeito de Presidente Castello Branco com 55,45% dos votos válidos. O candidato adversário foi Benjamin Frigo (PP),  havia perdido com 44,55% dos votos válidos.






SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM