NOTÍCIAS



Saúde

Concórdia teve mais uma morte confirmada por dengue


Seara e Itá deixam situação crítica da doença, aponta boletim da Fiocruz.

Por Luan de Bortoli
27/06/2022 às 06h43 | Atualizada em 27/06/2022 - 08h08
Compartilhar


Duas das cidades que tiveram a pior condição relacionada à dengue deixaram a classificação mais grave da doença na última semana. Itá e Seara mudaram de patamar na avaliação sanitária sobre a dengue, conforme informou o boletim semanal InfoDengue, sistema desenvolvido por equipes da Fiocruz e da Fundação Getúlio Vargas, com apoio do Ministério da Saúde.

Por várias semanas, há, pelo menos, três meses, as duas cidades do Alto Uruguai Catarinense permaneceram na pior classificação deste documento, que tem três níveis: Alta Transmissão (cor vermelha), Alerta de Transmissão (amarela) e baixa atividade (verde). Com a mudança, Itá e Seara deixar a cor vermelha e entraram na amarela. 

O boletim mostra ainda que Concórdia permanece na mesma classificação que já vem há diversas semanas, na condição mais grave, que é a Alta Transmissão. Já as demais cidades do Alto Uruguai Catarinense estão todas na cor verde, com baixa atividade em relação à dengue, indica o documento.

Já conforme o boletim mais recente da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (Dive), divulgado na última semana, o número de mortes em Concórdia subiu. Agora são três  vítimas por conta da dengue. A morte mais recente é de uma mulher de 33 anos, que estava sendo investigada pela equipe de saúde de Santa Catarina.

Com isso, o total de mortes por dengue no Alto Uruguai Catarinense chega a sete. Além das três de Concórdia, há duas mortes confirmadas em Itá, uma na cidade de Irani e outra em Seara. Os demais casos foram descartados e não há mais óbitos em investigação na região. 

Mesmo que na pior classificação, o cenário sanitário da doença em Concórdia amenizou consideravelmente. Os números semanais de contaminados de dengue caíram mais de 90% se comparado com o pico de quase três meses atrás. A tendência é que nas próximas semanas, o município também melhore a classificação neste documento.
 
Quer receber nossas notícias em primeira mão? Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp clicando aqui e receba as principais matérias do dia para ficar sempre bem informado com os acontecimentos da cidade e região. Te convidamos também para nos seguir no Instagram através do @radioruralconcordia e acompanhar os bastidores da Rádio, com conteúdos exclusivos de vídeos e imagens.




SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM