NOTÍCIAS



Saúde

Aumento de casos de dengue reduz quase 90% em Concórdia em junho


Os números da doença seguem aumentando, mas de forma desacelerada.

Por Luan de Bortoli
01/07/2022 às 06h19 | Atualizada em 01/07/2022 - 08h38
Compartilhar


Concórdia alcançou nesta semana um total de 5.047 pessoas diagnosticadas com dengue no acumulado deste ano, conforme boletim epidemiológico divulgado na última quarta-feira, dia 29, pela administração municipal de Concórdia. Os números da doença seguem aumentando, mas de forma desacelerada.

De acordo com levantamento realizado pela reportagem da emissora, Concórdia registrou aproximadamente 150 casos de dengue somente no mês de junho. Isto quer dizer que houve uma queda de 89% em relação aos diagnósticos positivos registrados em maio, quando o município teve mais de 1.300 casos da doença.

O mês de janeiro não teve registro de casos de dengue. No entanto, a partir de fevereiro os casos começaram a subir. No segundo mês do ano, foram dez pacientes confirmados, o que já começou a preocupar. Já em março, o número disparou, chegando a 915 positivados. Em abril, o mês com mais casos, foram diagnosticados mais de 2,3 mil pacientes. Já na comparação com 2021, o número de casos subiu cerca de 11.300% - no ano passado, foram 44 casos no total.

Com a queda de casos em junho, que se tornou um dos meses com menos diagnósticos, houve redução de casos investigados. Nesta semana, apenas 77 pessoas eram consideradas suspeitas de terem a doença, um número bem inferior a semana anteriores.

Já em relação aos focos do mosquito, o número está mais controlado do que em 2021. De acordo com dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), Concórdia possui 797 focos nestes primeiros seis meses de 2022. Já no mesmo período do ano passado, o número era 61% maior, com quase 1.300 vetores do inseto.

Em junho, também foram confirmadas mais duas mortes em decorrência da dengue, totalizando três óbitos neste ano com o registro que ocorreu em maio. As duas mortes do mês anterior foram de vítimas que estavam sendo investigadas pela equipe de saúde do Estado, mas que haviam morrido em meses anteriores.

O alto número de contaminados ao longo do ano coloca Concórdia numa classificação inédita de epidemia dengue, que é quando ocorre um aumento no número de casos de uma doença em várias regiões, mas sem uma escala global. Ou seja, o problema se espalha acima do esperado.
 
Quer receber nossas notícias em primeira mão? Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp clicando aqui e receba as principais matérias do dia para ficar sempre bem informado com os acontecimentos da cidade e região. Te convidamos também para nos seguir no Instagram através do @radioruralconcordia e acompanhar os bastidores da Rádio, com conteúdos exclusivos de vídeos e imagens.




SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM