NOTÍCIAS



Saúde

Hospital São Francisco realiza procedimento inédito em Santa Catarina


Dois pacientes receberam método de Litotripsia Intravascular Percutânea com Shockwave

Por Luan de Bortoli
05/07/2022 às 14h46 | Atualizada em 07/07/2022 - 08h39
Compartilhar


O Hospital São Francisco de Concórdia realizou na manhã desta terça-feira, dia 05 de julho, o primeiro procedimento de Litotripsia Intravascular Percutânea com Shockwave no estado de Santa Catarina. O método inédito foi realizado em dois pacientes de Concórdia, um homem de 76 anos, e uma mulher, de 67 anos, de forma particular. Após o procedimento, os pacientes ficam em observação por um dia.

Conforme a assessoria do hospital informou, o primeiro procedimento foi realizado com sucesso e teve duração de aproximadamente duas horas. A equipe de Cardiologistas e Hemodinamicistas do Hospital foi a responsável, com os médicos André Dallanora, Gabriel Buchler e Ricardo Campos, no serviço Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista da instituição Camiliana.

De acordo com o hospital, este é um procedimento de alta complexidade e minimamente invasivo, sem necessidade de anestesia geral onde, com uma punção na artéria do punho ou da virilha, um cateter é levado até o coração. Através deste equipamento, um pequeno balão é posicionado dentro da artéria na região calcificada. Este balão emite pulsos de energia que irão quebrar o cálcio naquele local.

A Litotripsia intra coronariana é indicada para pacientes que apresentam obstruções com calcificação importante dentro das artérias coronárias. Com a utilização dessa tecnologia é possível quebrar esse cálcio de maneira adequada possibilitando o implante de stents intracoronarianos de maneira otimizada e segura, levando a desobstrução da coronária.

O principal benefício da técnica é a possibilidade de realizar o implante de stent em pacientes com anatomia coronariana complexa, dando uma nova opção minimamente invasiva e com rápida recuperação para resolução de casos que antes teriam indicação de cirurgia cardiaca aberta de grande porte.

O Shockwave foi desenvolvido por uma empresa americana e acontece nos Estados Unidos desde 2017. No Brasil foi lançado na última quinta-feira, dia 30 de junho, sendo assim, em menos de uma semana do lançamento nacional, o Hospital São Francisco foi um dos primeiros a realizar o procedimento no Brasil, que contabiliza em torno de 30 procedimentos concluídos. Em Santa Catarina, aconteceu de forma inédita em Concórdia.

Os equipamentos que realizam o Shockwave são itinerantes, ou seja, eles percorrem vários hospitais no Brasil.
 
Quer receber nossas notícias em primeira mão? Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp clicando aqui e receba as principais matérias do dia para ficar sempre bem informado com os acontecimentos da cidade e região. Te convidamos também para nos seguir no Instagram através do @radioruralconcordia e acompanhar os bastidores da Rádio, com conteúdos exclusivos de vídeos e imagens.


Fonte: Com informações de Lucas Villiger e assessoria HSF






SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM