NOTÍCIAS



Saúde

Saúde de Concórdia tem sobra de mais de 1.400 consultas no 1º semestre


Ao longo do ano passado a não utilização foi ainda maior e atingiu quase 5 mil.

Por Redação
21/07/2022 às 08h28 | Atualizada em 21/07/2022 - 14h39
Compartilhar


Sobram consultas médicas nos postos e nas Estratégias de Saúde da Família em Concórdia. Um levantamento realizado pela Secretaria Municipal da Saúde revelou que somente no primeiro semestre deste ano, houve uma sobra de 1.418 consultas, sendo 1.192 nos Postos de Saúde localizados nos bairros e interior, e outras 226 nas unidades de Estratégia de Saúde da Família.

Além das consultas médicas não aproveitadas pela população, houve ainda 43 faltas em consultas marcadas nas ESFs no perímetro urbano e outras 191 faltas em consultas nos postos do interior. O levantamento comprova ainda que em 2021, a sobra foi ainda maior. Foram 930 consultas médicas não aproveitadas nas ESF e 3.956 nos postos de saúde da cidade e interior.

A secretária Leide Mara Bender reforça que cada unidade atende 13 consultas por período e mais um idoso agendado por telefone, respeitando o Estatuto do Idoso. Mas nada impede que eles também sejam atendidos nas demandas espontâneas de consultas. "Os médicos estão à disposição da população. É preciso aproveitar estas oportunidades", reforça Leide.

A secretaria de Saúde informa ainda que nas terças, quartas e quintas à tarde, são agendados os atendimentos dos programas estabelecidos na Portaria dos ESFs, sendo eles: pré-natal (gestantes); hipertensos; diabéticos; renovação de receitas para pacientes que fazem o uso de medicamentos contínuos; e puericultura (crianças).

Pacheco lembra que o município investe cerca de 25% do seu orçamento anual em saúde, quando a legislação federal exige 15%. "As demandas da saúde são sempre uma prioridade. Nós estamos fazendo a nossa parte. Quero aproveitar e fazer um chamamento para a população, que aproveitem os atendimentos que são oferecidos. Não vamos deixar de usar estas consultas".   

Somente no primeiro semestre deste ano foram contratados mais de 60 novos profissionais, entre eles, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem para fortalecer e ampliar os atendimentos na saúde.
 
Quer receber nossas notícias em primeira mão? Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp clicando aqui e receba as principais matérias do dia para ficar sempre bem informado com os acontecimentos da cidade e região. Te convidamos também para nos seguir no Instagram através do @radioruralconcordia e acompanhar os bastidores da Rádio, com conteúdos exclusivos de vídeos e imagens.


Fonte: ASSESSORIA




SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM