NOTÍCIAS



Análise

LAERCIO GRIGOLLO: "COMPORTAMENTOS NO TRÂNSITO"



Por Redação
23/07/2022 às 09h01 | Atualizada em 25/07/2022 - 08h51
Compartilhar

Qual é o seu tipo de comportamento no trânsito enquanto você está motorista? Egoísta, Inseguro, Competitivo, Agressivo, Apressado, Calmo, Atento, Educado, Gentil... Seja qual for, bom que se diga... O comportamento no trânsito é um indicador preciso das características de cada indivíduo. Quem tem boa maturidade e equilíbrio sabe controlar suas tendências e possíveis atitudes inadequadas, já aqueles com dificuldade de lidar com as pressões, aliada a outros fatores, como a personalidade e a própria educação, caracterizam um grupo de causadores da grande maioria dos problemas nas estradas, vias urbanas, rodovias e até em estacionamentos.

Já ouvi, no meu começo de carreira profissional, um destes simples, porém sábios, conselhos, daqueles que levamos para a vida toda... Que o último teste para se contratar um funcionário e sem que ele saiba, deveria ser a designação da tarefa de trabalhar uma semana no trânsito dirigindo... Dê um carro da empresa para o candidato trabalhar uma semana dirigindo e fazendo entregas e assim você saberá realmente qual é o seu perfil, personalidade e até o seu caráter, dizia esse meu líder da época... No trânsito algumas pessoas revelam sua face mais importunante demonstrando exatamente o desequilíbrio emocional o qual não é medido de forma mais competente no momento dos exames para fazer a  habilitação de trânsito. Aliás,  nem entrarei nesse tema que é a forma como as pessoas conseguem sua carta de habilitação pois acrescentaria mais algumas páginas para esse artigo. 

O caro leitor deve ter em algum momento, principalmente em treinamentos, assistido aquele desenho animado da Disney onde o personagem do Pateta, um pacato, meigo e bondoso cidadão se transforma num verdadeiro demônio quando assume a direção do seu carro... lembram? Sim, é o protótipo daquele motorista da vida real, que faz do seu carro uma arma, muitas vezes letal,  em alta velocidade costura no trânsito, buzina, grita e faz gestos agressivos aos outros condutores, outras vezes anda tão devagar que parece estar sozinho na estrada, demora para arrancar quando o sinal abre, dirige atendendo o telefone celular ou pior, fazendo ligações com o carro em movimento,  não dá sinal para que lado vai, anda colado atrás de outros veículos, freia de forma brusca, não respeita a faixa de pedestre, entre outras infrações que comete na sua rotina.

Veja outro fato corriqueiro e incômodo, o amigo leitor em busca de uma vaga para estacionar na área central da cidade já encontrou algum carro, mas tão mal estacionado que ocupa duas vagas? Ou seja, como é que se classifica o senso de convivência em comunidade de um condutor que age dessa forma? Qual é o nível de comportamento desse condutor, total descaso?  Esse tema, caro leitor, é tão intrigante que o finalizo com uma reflexão... Sabedor que uma das melhores formas de mudar o comportamento das pessoas para o bem é sendo gentil com elas, mesmo não recebendo a gentileza de volta naquele momento.... lhe pergunto, isso é possível nos dias de hoje? 

LAERCIO GRIGOLLO -  Privacy and Data Protection Níveis Essentials & Foundation  
CONSULTORIA EMPRESARIAL GRIGOLLO CONSULTING




SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM