NOTÍCIAS
Eleições
Final de semana de convenções definirá rumo de mais sete partidos em Santa Catarina
PDT, Avante, DC, Psol, Rede, PCO e Cidadania anunciam suas estratégias para as eleições
Até lá, outros três partidos, PSDB, PL e PSB, também definem como e com quem disputarão as eleições de outubro no território catarinense.
No sábado (30) Avante, DC, PDT, Psol e Rede decidem e anunciam suas estratégias. A convenção do PDT será às 9h na Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina).
O partido pode lançar candidato próprio ao governo, Jorge Boeira, ou apoiar o PT e indicar o vice da candidatura de Décio Lima.
À tarde, mais quatro convenções. Às 13h30 está marcada a reunião do Democracia Cristã, na Alesc. Às 14h, a do Avante, no Hotel Castelmar.
Às 15h, Psol e Rede fazem suas convenções na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) – os partidos estão em federação no âmbito nacional. Em Santa Catarina, podem lançar candidato próprio ou apoiar Décio e indicar o candidato a vice.
Neste domingo, outras duas definições serão divulgadas. Na parte da manhã, às 10h, o PCO faz seu encontro no Sintespe (Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Estadual de Santa Catarina).
O Cidadania faz um encontro às 13h, na Alesc. Não é exatamente uma convenção, mas o partido fará encaminhamentos para a convenção do PSDB. Os dois partidos estão federados nacionalmente.
Mais três definições ao longo da semana
O PSDB define nesta segunda-feira quem apoiará no Estado. Duas são as opções dos tucanos: unir-se à candidatura de Esperidião Amin (PP), podendo indicar o candidato a vice, ou à reeleição de Carlos Moisés, indicando o suplente para o Senado – a titularidade na chapa, até o momento, é de Celso Maldaner (MDB).
Em 5 de agosto, último dia do prazo legal, PSB e PL realizam suas convenções no Estado. Primeiramente, o PSB, às 17h, na Alesc. O PL faz a última convenção em solo catarinense do ano, às 20h, na ACM (Associação Catarinense de Medicina).
Cenário bem encaminhado em Santa Catarina
A menos de uma semana do limite para as convenções, o cenário político catarinense está cada vez mais desenhado. A maioria dos partidos já definiu como se colocar nas eleições gerais de outubro.
Na semana que passou, PT, PCdoB e Solidariedade realizaram suas convenções. O PT lançou a candidatura de Décio Lima na segunda-feira. O PCdoB e o Solidariedade oficializaram apoio ao petista no mesmo dia. O PV também compõe a chapa.
O final de semana passado também foi marcado por definições. No domingo (24), o PSTU lançou a candidatura de Alex Alano em chapa pura. No sábado (23), o Progressistas lançou a candidatura de Amin.
O União Brasil lançou Gean Loureiro, com Eron Giordani (PSD) candidato a vice, e o Patriota complementando a chapa.
Atual governador, Moisés oficializou a tentativa de reeleição no sábado passado à noite e, mais cedo, soube que teria Udo Döhler (MDB) na posição de vice. A chapa do governador é composta ainda por PSC e Podemos.
O primeiro partido a realizar convenção no Estado foi o Novo, que terá Odair Tramontin candidato ao governo. O partido vai para urna também com chapa pura.
O Pros lançou Ralf Zimmer Junior para a disputa ao governo, porém, uma briga na Justiça pelo comando da sigla está em curso.
Fonte: ND+
VEJA TAMBÉM
06/10/2023 - Eleições - 05h
01/10/2023 - Eleições - 18h
01/10/2023 - Eleições - 10h
06/07/2023 - Eleições - 06h
30/04/2023 - Eleições - 06h
24/03/2023 - Eleições - 07h