NOTÍCIAS



Análise

LAÉRCIO GRIGOLO: "O NOSSO CALÇADÃO!!"



Por Luan de Bortoli
07/08/2022 às 11h20
Compartilhar


Os espaços públicos, a exemplo de ruas, parques e praças, são essenciais para que uma cidade seja bem sucedida, pois nestes espaços são geradas diversas possibilidades de desenvolvimento econômico e social. São espaços cada vez mais valorizados pelos cidadãos. Assim é, caro leitor, o nosso espaço conhecido como calçadão aqui em Concórdia. Com um desenho moderno, adequado,  com espaços para  caminhar, sentar, conversar ou apenas olhar e pensar na vida, bem servido de estabelecimentos comerciais, lanchonetes, bancas de revistas, oportuno para fortalecer laços de convivência entre pessoas a princípio do bem,  enfim, uma estrutura convergente com uma cidade que busca ser cada vez melhor para seus moradores.

Nesse espaço que é antes de tudo democrático entre os diversos grupos que compõe a comunidade, que tem regras para que a harmonia e o equilíbrio sejam uma rotina natural, neste espaço também tem problemas comportamentais, num viés de contra mão com  a harmonia e equilíbrio necessários para a boa convivência. Vejo com certa preocupação uma forte tendência para que, a mercê da sorte, o calçadão venha, no futuro, virar uma “terra de ninguém”. E sem exageros na afirmação, o calçadão hoje ainda é tranquilo estatisticamente falando,  porque a grande maioria da sua ocupação é feita  por pessoas e ações do bem. Entretanto, é possível verificar in loco situações preocupantes que se não tratadas de imediato, irão com o tempo mudando esse cenário.

Venho observando os movimentos e até conversando com empresários que estão todos os dias trabalhando ali naquele espaço e os fatos e relatos traduzem essa preocupação, as quais me refiro, nos dias de sol, mais quentes, sempre aos finais de tarde, agrupam-se algumas pessoas que geram insegurança para os frequentadores e trabalhadores. Durante a tarde eu mesmo já presenciei um grupo de adolescentes consumindo cigarro eletrônico, tranquilos e eufóricos, alguns com o uniforme da escola. Outras drogas estão sendo consumidas nas adjacências e as noites dos finais de semana, de sexta para sábado principalmente,  fogem totalmente ao controle. Sim, eu sei, problemas de mau comportamento de alguns grupos de pessoas, não são um privilégio do calçadão. Infelizmente a má conduta está espalhada em outros espaços também, desde a rótula, seguindo pela Rua do Comercio até a Rua Coberta e a praça, as cenas vistas são deploráveis.   

Meu foco nesse artigo é o calçadão para chamar atenção,  pois ali temos uma referência de estrutura moderna com importantes objetivos econômicos e sociais. O calçadão é a referência da cidade inteligente. O calçadão tem uma infraestrutura boa de segurança, dotada de câmeras de filmagem gravadas,  iluminação condizente com o espaço e até fiscalização policial,  porém, sempre que falamos de espaços públicos abertos como ruas e praças, sabemos que nelas as relações entre os diferentes públicos nem sempre são boas, desocupados, usuários de drogas, vigaristas e aproveitadores das mais diversificadas intenções estão misturados as pessoas de boa índole, apenas esperando a oportunidade de agirem....

Ciente de que o núcleo destes problemas não está ali, mas é ali que são manifestados através de contravenções, ameaças e intimidações que ocorrem causando medo e insegurança em quem ali trabalha ou por ali passa, se faz necessário uma atenção urgente e mais, um planejamento para ocupar o espaço com boas atividades, ações do bem,  saudáveis e formalizadas com a presença de profissionais de artes, esportes, educação e saúde preventiva e quando naqueles horários onde as pessoas do bem estão recolhidas em seus lares, fazer uso de projetos como “tolerância zero” para a desordem. É o caminho para condicionar de forma viável para o futuro,  o nosso calçadão. 

LAERCIO GRIGOLLO -  Privacy and Data Protection Níveis Essentials & Foundation  
CONSULTORIA EMPRESARIAL GRIGOLLO CONSULTING




SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM