NOTÍCIAS



Análise

LAÉRCIO GRIGOLLO: ​"VUCA"



Por Redação
13/08/2022 às 06h28 | Atualizada em 14/08/2022 - 07h32
Compartilhar


O termo V U C A nasceu no período da guerra fria como uma definição de estratégias acadêmica-militar numa época de disputa de poder das duas grandes potências mundiais e que por consequência causava insegurança e instabilidade, tornando imprevisível o futuro da humanidade.  V U C A é um acrônimo, ou as letras iniciais de quatro palavras que definiam o cenário na época e que servem perfeitamente como definição nos nossos tempos atuais, refletindo algumas características do mundo atual.

Volatilidade, o que é frágil, inconstante, mutável, volúvel.  Uncertainty ou Incerteza, não se pode prever exatamente o resultado de uma ação ou o efeito de uma condição. Complexidade, difícil, confuso, complicado, cujas relações de interdependência muitas vezes são incompreensíveis.  Ambiguidade,  aquilo que pode ter mais de um sentido ou significado.  Dito isto, caro leitor, quero dizer que o conceito lá d’outros tempos está bem ativo e presente em nossos dias. Desde 2020 quando da surpreendente e inexplicável pandemia que provocou uma verdadeira mudança na vida das pessoas, em seus costumes, hábitos, na economia, na saúde e nas relações, adentrando em 2021 com as impactantes instabilidades econômicas, políticas e sociais onde os conceitos que nortearam por muitos anos esses pilares da sociedade mundial precisaram ser revistos e ajustados.

E agora, em 2022, já com algumas definições positivas no controle da pandemia, possibilitando a retomada da economia, com o retorno gradual das relações entre as pessoas e a vida social voltando ao curso normal. Entretanto, 2022 nos reservou mais algumas situações do mundo VUCA. A invasão da Ucrânia pela Rússia em fevereiro determinou mudanças significativas na vida ao redor do planeta, crise dos combustíveis, aumento da inflação causados pela explosão nos preços de alguns itens alimentares e mais volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade.

Mas como a vida segue seu curso, independente das circunstâncias, lá fomos nós entrando e vivenciando os fatos do segundo semestre do ano, mais uma vez com tudo o que caracteriza o mundo VUCA. As ameaças com os novos vírus da China e da África, a guerra da Ucrânia com seus desdobramentos políticos e econômicos dificultando a vida na Europa e na América além dos outros continentes, a recente crise entre a China e Taiwan com o envolvimento dos Estados Unidos, aqui no Brasil o processo eleitoral gerando incertezas e instabilidades. Todos eles são fatos de condições voláteis que, embora possam representar perigo, também podem representar oportunidades.

Se  perguntarmos... Quais são as probabilidades na crise entre China e Taiwan? Quais são as principais ameaças e oportunidades? Mais diretamente para nós brasileiros, quais são as probabilidades quanto ao resultado das eleições aqui no Brasil? Quais são as ameaças e as oportunidades? São questões que retratam incertezas e tem um alto grau de complexidade, são questões de múltiplos sentidos e significados. São cenários VUCA onde você precisa fazer perguntas desafiadoras para amenizar impactos indesejáveis, considerando que as estratégias podem dar errado...

LAERCIO GRIGOLLO -  Privacy and Data Protection Níveis Essentials & Foundation  
CONSULTORIA EMPRESARIAL GRIGOLLO CONSULTING




SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM