NOTÍCIAS



Concórdia

Travada, negociação para compra da estrutura do Sesi deve chegar ao fim neste ano


Prefeitura aguarda apenas decisão da CNI.

Por Luan de Bortoli
15/08/2022 às 05h40 | Atualizada em 16/08/2022 - 07h46
Compartilhar


Mesmo com otimismo por parte da administração municipal de Concórdia, não teve muito avanço nas últimas semanas a negociação para a aquisição da estrutura do Sesi, que fica localizada na Rua 29 de Julho, bairro Itaíba. As tratativas tiveram início ainda no começo deste ano e no local deve ser construído um complexo de lazer moderno e pioneiro no Estado.

A negociação está em sua última esfera, que é a Confederação Nacional da Indústria, em Brasília, que controla o Sesi. Depende da CNI uma resposta final dando o aval pela compra da estrutura. Em Santa Catarina, a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) já acenou positivamente para o avanço da negociação, sem objeções.

Na última manifestação da prefeitura de Concórdia, há menos de dois meses, a administração se mostrou otimista e acreditava em uma concretização de negócio dentro de pouco tempo. Mas isso ainda não aconteceu. O vice-presidente da Fiesc para o Alto Uruguai, Alvaro Luis de Mendonça, disse à reportagem que tudo se encaminha para um acerto entre as partes e acredita que a concretização ocorre ainda neste ano. 

O prefeito Rogério Pacheco, inclusive, já assinou o Decreto nº 6.787, onde fica declarada de Utilidade Pública para fins de desapropriação de forma amigável ou judicial, a estrutura do complexo do Sesi. Assim, o município tem prioridade na aquisição do objeto, que compreende dois prédios em alvenaria, um centro de atividades com sede social em anexo e campos esportivos. 

A estrutura havia sido oferecida ao município no primeiro trimestre deste ano. Desde então, a prefeitura vem tratando da compra. A área total de terras é de 16.200 metros quadrados e compreende todas as edificações existentes. A proposta final da prefeitura é de R$ 5,4 milhões, que foi uma contraproposta ao valor anterior, que era cerca de R$ 8 milhões, considerado alto pela administração municipal.

Enquanto isso, equipes internas da prefeitura já tratam sobre a destinação da estrutura. Conforme Pacheco, já existe um planejamento bem esquematizado e que se trata de um grande empreendimento, único no Estado. O prefeito disse à reportagem que é um projeto inovador, envolvendo várias áreas, como educação, saúde e esportes, mas não deu mais detalhes. O que já está certo é a instalação de um centro aquático no local.

Atualmente, a estrutura do Sesi na rua 29 de Julho continua funcionando, com setores administrativos e parte da sede oficial. O restante funciona no prédio que está localizado no centro de Concórdia. Caso a negociação se concretize, todo o funcionamento iria se concentrar na estrutura da rua Dr. Maruri.
 
Quer receber nossas notícias em primeira mão? Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp clicando aqui e receba as principais matérias do dia para ficar sempre bem informado com os acontecimentos da cidade e região. Te convidamos também para nos seguir no Instagram através do @radioruralconcordia e acompanhar os bastidores da Rádio, com conteúdos exclusivos de vídeos e imagens.




SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM