NOTÍCIAS



Saúde

Concórdia está há mais de duas semanas sem registrar casos de dengue


Alerta para manter cuidados e evitar piora do quadro continua.

Por Luan de Bortoli
17/08/2022 às 06h05 | Atualizada em 17/08/2022 - 13h34
Compartilhar


O avanço da dengue em Concórdia sofreu uma interrupção. Após uma crescente de casos que colocou o município em situação de epidemia devido ao grande número de pessoas infectadas pelo mosquito Aedes aegypti, agora Concórdia vive uma fase de tranquilidade, sem novos casos sendo registrados desde o fim do mês de julho.

De acordo com os dados da equipe de saúde, o município contabiliza agora um total de 5.121 pessoas contaminadas com dengue desde o início do ano. Este é o número mais atual, repassado ontem, terça-feira, dia 16. Essa quantidade é a mesma que Concórdia tinha no fim de julho. Ou seja, são quase três semanas sem que novas pessoas sejam diagnosticadas com a doença.

Ao longo deste ano, com exceção de janeiro, que não teve nenhum caso de dengue, os demais meses foram de crescimento explosivo na quantidade de diagnósticos. Abril é o mês de 2022 com mais casos. Foram 2.362 contaminados. A partir de maio, os números começaram a cair lentamente. Julho fechou com menos de 80 casos confirmados.

Esta redução já era esperada. O inverno costuma influenciar na queda de contaminados, já que o mosquito não costuma se proliferar durante o período de frio. Soma-se a isso o fato de diversas ações de orientação e mutirões que foram feitos no município, incentivando que a população realizasse limpezas frequentes.

Com relação aos casos suspeitos, Concórdia possuía até esta terça-feira pelo menos 17 pessoas com sintomas e que aguardavam os resultados dos exames. Já sobre os óbitos, o número também não se alterou. O município segue com três vítimas fatais. Além disso, Concórdia possui até o momento 845 focos do mosquito transmissor, conforme a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive).

Em abril, Concórdia havia entrado na inédita classificação de epidemia de dengue, ou seja, quando há contaminação desenfreada dentro de um município. Mas no início de agosto, o município saiu da classificação, voltando ao padrão normal. Mas há uma apreensão que o quadro grave possa voltar conforme o calor retorne. Por isso, a orientação é seguir mantendo os cuidados básicos.
 
Quer receber nossas notícias em primeira mão? Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp clicando aqui e receba as principais matérias do dia para ficar sempre bem informado com os acontecimentos da cidade e região. Te convidamos também para nos seguir no Instagram através do @radioruralconcordia e acompanhar os bastidores da Rádio, com conteúdos exclusivos de vídeos e imagens.




SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM