NOTÍCIAS



Saúde

Grupo de apoio fará ação sobre o Alzheimer neste sábado em Concórdia


Atividades, orientações e informações sobre o tema ocorrerão na Rua Coberta.

Por Rafael Martini
16/09/2022 às 06h09 | Atualizada em 16/09/2022 - 18h01
Compartilhar


Setembro também é o mês da conscientização da doença de Alzheimer e outras demências. Para marcar a data, o GAMA que é um grupo de apoio aos cuidadores-familiares que convivem ou cuidam de pacientes com a doença de Alzheimer, fará uma ação na manhã deste sábado, 17, em Concórdia. 

"Estaremos realizando algumas atividades específicas, no dia 17, estaremos em contato com as comunidades através de uma ação que realizaremos na Rua Coberta, para tirar dúvidas, informar o nosso trabalho.", relata Maristela Stamm, Enfermeira e integrante do grupo GAMA.

"21 de setembro é considerado o dia mundial da doença de alzheimer, e nós estaremos no dia 22 realizando uma palestra com o Dr. Maurício Müller Peruzzo, que nos falará sobre "Cuidando de quem cuida na doença de  Alzheimer", às 19h30 no auditório da Unimed.", finaliza.

O GAMA é um grupo de apoio da ABRAz (Associação Brasileira de Alzheimer), uma entidade filantrópica, fundada em 16 de agosto de 1991, tendo mais de trinta anos de história. Ele funciona por reuniões mensais, no auditório da Unimed, todas as primeiras quartas-feiras do mês, com início às 13h30. Em Concórdia, o grupo existe desde 2003.

De acordo com dados divulgados pela ABRAz, as projeções apontam que os casos de demência no Brasil irão aumentar 206% até 2050. Atualmente, 1.849.981 pessoas vivem com demência no país. 

Ainda, conforme ABRAz, Alzheimer´s Disease International (ADI), estão solicitando aos Governos e órgãos de saúde pública para agirem de modo mais efetivo e rápido no combate a doença, caso contrário, há risco de se enfrentar uma crise de saúde pública em larga escala.

A ABRAz oferece assistência a cuidadores familiares por meio de Grupos de Apoio. As reuniões são realizadas mensalmente em várias cidades do País, com a colaboração de profissionais multidisciplinares.
 
Quer receber nossas notícias em primeira mão? Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp clicando aqui e receba as principais matérias do dia para ficar sempre bem informado com os acontecimentos da cidade e região. Te convidamos também para nos seguir no Instagram através do @radioruralconcordia e acompanhar os bastidores da Rádio, com conteúdos exclusivos de vídeos e imagens.




SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM