NOTÍCIAS



Saúde

Mobilização contra a dengue marcará o Dia Mundial da Limpeza em Concórdia


Ação tem iniciativa do Grupo Escoteiro Concórdia em parceria com o Poder Público

Por Luan de Bortoli
16/09/2022 às 06h12 | Atualizada em 17/09/2022 - 06h31
Compartilhar


Neste sábado, dia 17, ocorre uma ação especial de mutirão de limpeza e fiscalização contra a dengue no bairro Nações, em Concórdia, a partir das 7h30 da manhã, com concentração no Centro Comunitário, alusivo ao Dia Mundial da Limpeza, comemorado no próximo domingo, dia 18. A iniciativa é do Grupo Escoteiro Concórdia, em parceria com o Poder Público e entidades que são parceiras em estratégias de prevenção contra a doença.

Há 4 anos, o dia 18 de setembro foi escolhido para representar o Dia Mundial da Limpeza, em que voluntários do mundo todo fazem mutirões em busca de ruas e praias mais limpas. O grupo Escoteiros do Brasil aderiu ao movimento e, em Concórdia, a iniciativa vai agregar o trabalho preventivo contra a dengue com a limpeza de pátios e terrenos, atendendo ao objetivo da campanha e eliminando criadouros do mosquito.

A ação será concentrada no bairro Nações, com a presença de voluntários e agentes fiscalizadores, mas o convite é que toda a população participe do movimento, fazendo a limpeza de ruas e praças e dos seus imóveis. A secretária de saúde de Concórdia, Leide Mara Bender, reforça a importância em manter os cuidados contra a dengue.

"Vai ser um mutirão de organização e orientação. Também estaremos com nossa equipe de endemias fazendo notificações. Se forem feitas orientações e ainda assim tenha situação de morardor que se negue, também poderão lançar notificações. O objetivo principal é orientar e chamar a atenção para a problemática da dengue, que é uma consequência, muitas vezes, da desorganização do ambiente", destaca.

A prefeitura lembra que as estratégias de combate à dengue têm sido desenvolvidas durante o ano inteiro, com campanhas educativas, mutirões, trabalho das agentes que vistoriam as casas e fazem o controle dos focos por meio das armadilhas.

Os esforços até aqui demonstram um resultado positivo, já que nos últimos dois meses, os números de focos do Aedes aegypti e de casos positivados diminuiu consideravelmente. A intenção é manter as ações para minimizar a transmissão da doença no verão, época mais favorável de proliferação do mosquito.
 
Quer receber nossas notícias em primeira mão? Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp clicando aqui e receba as principais matérias do dia para ficar sempre bem informado com os acontecimentos da cidade e região. Te convidamos também para nos seguir no Instagram através do @radioruralconcordia e acompanhar os bastidores da Rádio, com conteúdos exclusivos de vídeos e imagens.




SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM