NOTÍCIAS



Educação

Cidades da Amauc estão entre as melhores do Brasil em ranking da educação


Confira o ranking dos municípios no Ideb.

Por Luan de Bortoli
21/09/2022 às 06h06 | Atualizada em 22/09/2022 - 07h41
Compartilhar


Na última semana, o governo federal publicou os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2021. As notas das unidades de ensino de todo o país foram divulgadas pelo Ministério da Educação na sexta-feira (16). O índice leva em conta a taxa de aprovação e a nota do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

O estudo leva em conta dois rankings: de escolas e de municípios. No primeiro, publicado ontem pela reportagem da emissora, três escolas de Concórdia apareceram entre as melhores lista (E.B.M Imigrantes, G.E.M Maria Melania Siqueira, E.E.B Vidal Ramos Junior), além de municípios da região: E.E.B Prof Luiz Sanches B. da Trindade (Xavantina) E.E.B Raimundo Correa (Seara) Grupo Escolar Paulo Freire (Arabutã).

Já em relação ao segundo ranking, sobre as notas gerais dos municípios, Arabutã se sobressai e está entre as melhores do Estado. Presidente Castello Branco e Lindoia do Sul também se destacam no ranking dos anos iniciais, completando o pódio do Alto Uruguai Catarinense. Concórdia apareceu na oitava posição, com nota geral de 6,4 (contabilizando ensino municipal e estadual).

Em relação aos anos finais, Lindóia do Sul é a cidade melhor classificada no ranking, com nota de 6,4, seguida de Arabutã em segundo lugar. Ipumirim, Itá, Piratuba e Presidente Castello Branco aparecem empatados em terceiro lugar com 5,8 de média. Concórdia aparece na sexta posição com nota 5,3. Já no Ensino Médio, Xavantina aparece em primeiro lugar, enquanto que Concórdia fica em quinto lugar. Veja o ranking no fim da reportagem.

Além disso, conforme o NSC Total, das 100 cidades com a melhor avaliação nos anos iniciais do Ideb, doze estão no Oeste, sendo quatro delas do Alto Uruguai Catarinense (Arabutã, Lindóia do Sul, Presidente Castello Branco e Peritiba). Os dados também mostram que Lindóia do Sul é a única cidade de SC entre as 100 melhores do país nos anos finais.

Confira as notas das melhores cidades de SC

37º Arabutã: 7,7 
41º Lindóia do Sul: 7,6
42º Presidente Castello Branco: 7,6
49º Irati: 7,5
50º Paial: 7,5
51º Riqueza: 7,5
56º Cunhataí: 7,4
57º Mondaí: 7,4
58º Peritiba: 7,4
76º Braço do Trombudo: 7,3
77º São Bonifácio: 7,3
92º Iporã do Oeste: 7,2
93º Santiago do Sul: 7,2

Em seis dos dez levantamentos considerados pelo Ideb, Santa Catarina obteve a melhor pontuação entre todos os estados brasileiros. A liderança foi registrada nos exames aplicados aos alunos do segundo e nono ano do ensino fundamental. As provas são aplicadas a cada dois anos, com questões de português e matemática. Excepcionalmente no 9º ano também são aplicados exames de ciências humanas e ciências da natureza.

O Ideb também considera as taxas de aprovação, reprovação e evasão escolar dos alunos, obtida a partir do Censo Escolar. O resultado do índice consiste na média dos testes de português e matemática do Saeb multiplicada pela média das taxas de aprovação das séries em cada etapa da avaliação.
 
Quer receber nossas notícias em primeira mão? Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp clicando aqui e receba as principais matérias do dia para ficar sempre bem informado com os acontecimentos da cidade e região. Te convidamos também para nos seguir no Instagram através do @radioruralconcordia e acompanhar os bastidores da Rádio, com conteúdos exclusivos de vídeos e imagens.






SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM