NOTÍCIAS
Análise
"ESTATISTICAMENTE FALANDO...", por Laercio Grigollo
Ao contrário do entendimento que é passado, pesquisas eleitorais não servem para prever o resultado de uma eleição. Pesquisa mede a intenção de voto no momento em que é feita mas que o eleitor pode mudar de ideia até o momento de entrar na cabine de votação. Essa decisão do eleitor é sempre uma incógnita. Ele pode expressar verbalmente uma opção e pode mudá-la no ato do seu voto.
Nas eleições de 2018 ficou evidente que o resultado das pesquisas com seus dados levantados e as estatísticas divulgadas não significaram confiabilidade matemática. Outras variáveis influenciaram o resultado final nas urnas, portanto, a pesquisa eleitoral é um retrato do momento.
Outra questão é que a população no Brasil é heterogênea, com importantes diferenças entre o perfil do brasileiro do Sul com o do Nordeste e na mesma lógica com os brasileiros das demais regiõe. Portanto, para que a amostra pesquisada represente bem essa medição estatística, é preciso uma composição muito bem escolhida que equilibre essa heterogeneidade. Estados com maior população e outros com menor, mulheres, homens, jovens, velhos, religião, condição econômica, pessoas de maior ou menor renda, tudo isso se configura como variáveis a serem consideradas e eu não sei se são!
O fato é que boa parte das pesquisas eleitorais hoje são tendenciosas, representam o interesse de grupos e longe de manterem a isenção necessária para maior credibilidade e principalmente para o bom uso dos dados pelos próprios partidos e candidatos, possibilitando corrigirem suas rotas e planejamentos durante o pleito eleitoral.
Não sou contra as pesquisas, os dados são necessários sim, desconhecer números é quase que um voo cego em relação ao gerenciamento de uma campanha, porém como garantir que esses dados sejam fidedignos? Dados que de fato representem a verdadeira opinião do eleitor, capaz de ajudar no processo? Entretanto, caro leitor, vejo uma prática conduzida absolutamente de forma parcial, que analisa apenas parte da situação afim de favorecer uma parcela de candidatos e partidos em detrimento daquele que deveria ser o protagonista do pleito eleitoral... O eleitor.
LAERCIO GRIGOLLO - Privacy and Data Protection Níveis Essentials & Foundation
CONSULTORIA EMPRESARIAL GRIGOLLO CONSULTING
VEJA TAMBÉM
29/10/2022 - Análise - 06h
22/10/2022 - Análise - 06h
15/10/2022 - Análise - 09h
08/10/2022 - Análise - 06h
01/10/2022 - Análise - 06h
17/09/2022 - Análise - 06h