NOTÍCIAS



Agricultura

Secretário destaca a importância do agronegócio para o município de Concórdia


Conforme Mauro Martini, expectativa é superar a Safra 2021/2022.

Por Rafael Martini
12/10/2022 às 07h06 | Atualizada em 12/10/2022 - 09h08
Compartilhar


Considerado um dos setores mais importantes do país na atualidade, o Agronegócio, dentro do PIB brasileiro de 2020, teve uma participação de 26,6%, ou seja, uma porcentagem muito alta. Em 2021, as exportações geradas por este setor beiraram a faixa dos 8 bilhões de dólares.

Trazendo os números para a realidade do município de Concórdia, o setor vem se desenvolvendo constantemente. A expectativa de mais um resultado positivo ao final de 2022 é aguardada pela secretaria municipal de agricultura, como destaca, o secretário responsável pela pasta, Mauro Martini.

“Temos uma ótima expectativa, pois o setor Agropecuário vem crescendo, apesar de fatores climáticos que afetaram as safras passadas, mas a prospecção do calendário fiscal que vai de fevereiro de 2022 a fevereiro de 2023 é muita boa, se tudo ocorrer na normalidade com a produção, pois a SEDAGRO (secretaria municipal) vem participando ativamente na sistematização das propriedades produtivas, ajudando na ampliação de áreas plantadas com grãos, silagens ou mesmo pastagens.”, destaca.

“Executamos mais de 2.159 horas de máquinas nesta ampliação, executamos 43 terraplanagens com mais de 1.250 horas, para auxiliar nossos produtores com ampliação ou instalações de novas unidades produtivas do setor de pecuária.”, completa.

O secretário também destaca o aperfeiçoamento de algumas técnicas rurais desenvolvidas nos últimos anos que são utilizadas pelos produtores rurais.

“Atualmente também podemos destacar o aperfeiçoamento das técnicas de plantio, tratos culturais, melhoramento genético de sementes, com toda a tecnologia disponível, mais a assistência técnica das entidades parceiras como Cooperativas, Integradoras, sindicatos, Senar, entidades Públicas, Programas que disponibilizam sementes, calcário, máquinas e equipamentos para Associações”, informa.

"Todos os investimentos realizados pelos produtores em prol de ampliarmos a produtividade de forma sustentável, me faz crer que teremos um ano excelente, quem sabe superando o ano safra 2021/2022, pois nossos produtores são exemplo de comprometimento, excelência na produção e muito aguerridos em produzir com qualidade e quantidade para alimentar as pessoas do mundo.", finaliza Mauro Martini.

Conforme última projeção divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o  PIB do setor agropecuário do Brasil deve crescer 10,9% em 2023.
 




SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM