NOTÍCIAS



Economia

Depois de seis meses em queda, geração de empregos esboça reação em Concórdia


Mesmo com melhora em setembro, resultado ainda fica abaixo do esperado.

Por Luan de Bortoli
28/10/2022 às 06h13 | Atualizada em 28/10/2022 - 08h11
Compartilhar


Marcado por reduções, o ano de 2022 não está apresentando resultados tão positivados na geração de empregos em Concórdia. Mas agora parece que o município começa a esboçar uma reação neste quesito. Depois de desempenhos negativos, Concórdia agora conseguiu reverter parte do quadro e fechou com saldo positivo de 124 vagas criadas em setembro.

Os dados foram levantados pela reportagem da emissora com base nas informações divulgadas pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, na última quarta-feira, dia 26. Este resultado é a diferença entre 1.476 contratações e 1.352 desligamentos em setembro.

O resultado mostra uma reversão do quadro que vinha ruim nos meses anteriores, com desempenhos negativos. Ainda assim, conforme o levantamento da reportagem aponta que este foi o terceiro pior resultado da última década, ficando 47% abaixo da média do período. No decorrer deste ano, este mês se tornou o quarto melhor desempenho.

O Caged também apontou que no acumulado deste ano, Concórdia tem saldo positivo de 1.256 postos de trabalho, enquanto que em um ano, foram geradas 622 vagas com carteira assinada, números abaixo do mesmo período de um ano atrás. Em relação ao resultado dos setores que mais geram empregos, o que apresentou melhor desempenho foi serviços. Já a indústria foi o setor com o pior resultado em setembro, com saldo negativo de 26 vagas.

Ainda conforme os dados do Caged, Santa Catarina criou em setembro 15.005 postos de trabalho com carteira assinada. Com isso, o Estado alcançou 118.031 novos empregos no acumulado do ano. Já o Brasil criou 278.085 empregos formais no último mês, uma queda em relação a agosto, mas acima da expectativa do mercado.
 
Quer receber nossas notícias em primeira mão? Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp clicando aqui e receba as principais matérias do dia para ficar sempre bem informado com os acontecimentos da cidade e região. Te convidamos também para nos seguir no Instagram através do @radioruralconcordia e acompanhar os bastidores da Rádio, com conteúdos exclusivos de vídeos e imagens.




SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM