NOTÍCIAS
Agropecuária
Média do preço do suíno vivo fecha outubro acima da média de setembro
Mesmo assim, presidente da COASC explica que custo de produção é alto traz prejuízo aos produtores.
De acordo com o órgão nas últimas semanas do mês, foram observados recuos nos valores do animal em grande parte das regiões acompanhadas pelo Cepea. No começo de outubro, a demanda aquecida pela carne no mercado atacadista e a maior procura por lotes por parte de frigoríficos para fazer estoques para o final do ano levaram unidades de abate a aumentaram a busca por novos lotes.
Losivânio de Lorenzi, que é presidente da Cooperativa Agroindustrial dos Suinocultores Catarinenses – COASC, explicou que os preços aumentaram, mas o prejuízo do suinocultor ainda é grande, pois os custos de produção não diminuem. "Foi um acréscimo de R$ 0,17 centavos em quilo, mas o custo de produção não baixa, o que traz ainda um prejuízo grande para os suinocultores e alguns estão pensando, de vez, em deixar a atividade. E o pior, a gente não vê para os próximos dois anos a diminuição nos custos de produção", comentou.
Losivânio de Lorenzi citou que outra dificuldade é aumentar o preço para o consumidor, já que o poder de compra diminuiu. "Sabemos que temos a dificuldade de aumentar o preço para o consumidor, porque com tantos problemas da pandemia, depois com a guerra, o poder de compra foi perdido nesse tempo. O que faz com que não podemos estar aumento o preço de carne para depois passar o valor ao consumidor", explicou Losivânio.
Ainda de acordo com o Cepea, a oferta de suínos com peso ideal para abate esteve reduzida, contexto que elevou os preços nas primeiras semanas do mês. Já as baixas no final do mês foram influenciadas pela menor procura de frigoríficos, devido às fracas vendas de carne do mercado atacadista e também ao feriado da quarta-feira, 2 (Dia de Finados), que acarreta um dia a menos de abate na semana.
VEJA TAMBÉM
28/05/2023 - Agropecuária - 06h
26/05/2023 - Agropecuária - 06h
23/05/2023 - Agropecuária - 06h
14/05/2023 - Agropecuária - 06h
11/05/2023 - Agropecuária - 06h
21/04/2023 - Agropecuária - 06h