NOTÍCIAS



Educação

Concórdia terá a 1ª Escola Cristã e Clássica do estado


Inscrições para o Pré I e Pré II já iniciaram

Por Simone Vieira
08/11/2022 às 09h08 | Atualizada em 08/11/2022 - 09h22
Compartilhar


Nossa reportagem esteve em Linha Tramontina, no Recanto Ágape, local rodeado pela natureza, espaço amplo e silencioso, a apenas 10 minutos do centro da cidade,  para conhecer a Escola Cristã Ágape: a primeira com educação cristã e clássica no estado de Santa Catarina.  

Conforme a Diretora e Orientadora Pedagógica, Rosane Lazzarotti Girotto, em 2019 o Pastor Josivan Marques dos Santos, da Igreja Batista Nacional Ágape, lançou o desafio de abrir uma escola cristã.  “O objetivo era trazer para o ensino os valores e princípios que os pais pregam em casa também. Além de atender os filhos das pessoas que são cristãs, a escola está aberta para atender a todas as famílias que concordam com uma filosofia educacional que visa o cultivo do amor a Deus e o resgate das virtudes intelectuais como a coragem, a esperança, a humildade, o amor a si e ao próximo, a temperança e o autogoverno.”

Para isso, Rosane explica que começou a busca por escolas que já trabalham com essa metodologia. “Pesquisamos em Curitiba e em SP na Mackenzie, pesquisamos de forma não presencial em diversas outras instituições de ensino. Buscamos nos especializar também e realizamos uma Pós Graduação em Educação Cristã Clássica, na Faculdade Internacional Cidade Viva de João Pessoa-PB, onde também conhecemos a escola de ensino Infantil e Fundamental da instituição. Também contratamos a professora Júlia Carniel, que veio de Curitiba para nos auxiliar nessa missão”, destaca Rosane.

A Diretora, que também tem formação em Séries Iniciais já atuou por mais de 20 anos na área educacional, destaca que a escola segue toda a Legislação da Base Nacional Curricular. “Na escola Pública o Ensino religioso é opcional. Na escola Confessional, o nosso caso, o ensino atende a necessidade de uma comunidade que acredita que o aspecto intelectual deva ser parte do conteúdo curricular  tanto quanto o aspecto religioso ou espiritual. Mesmo a família não sendo cristã pode matricular seus filhos, pois as crianças terão todas as disciplinas normais”, destaca.

Missão de Vida

Rosane Lazzarotti Girotto conta que aceitou o chamado para a Educação como uma missão de vida. “Acreditamos que sempre podemos contribuir. Nossos filhos já não estão mais em casa, já construíram suas vidas e meu marido Rogério me apoiou muito quando a ideia foi proposta. Contribuímos financeiramente com o projeto e contamos com o apoio de grandes profissionais, como empresários, pedagogos, psicólogos e pastores”, explica. 

Para a pedagoga, na primeira infância as crianças absorvem muito mais conhecimentos, desenvolvem caráter, comportamentos e bons hábitos. O material utilizado será da Clássica Press, uma das grandes editoras a nível internacional de material educacional cristão. “Acreditamos que a metodologia clássica é aquela onde perduram os valores como: literatura clássica, música, pintura, os grandes inventores, as grandes descobertas, geografia e matemática. Acreditamos que todo conhecimento vem do Senhor e honramos o Criador. Transmitimos os conhecimentos construídos no passado e  também consideramos as novas tecnologias e descobertas. Elaboramos nosso Plano Político Pedagógico com uma equipe de pedagogos, uma psicóloga e uma pastora.”

A Igreja Batista Nacional Ágape já tem a estrutura onde a escola irá funcionar e com a ajuda do casal, Rogério e Rosane, a mesma está sendo ampliada para adequar ao ensino e as normas do Conselho Municipal de Educação.

Funcionamento

A Escola receberá alunos de toda comunidade com idade entre 4 anos completos até 31 de março de 2023, até 5 anos e 11 meses, com turmas no Pré I e Pré II. Haverá funcionamento de meio período e período integral. 

O horário integral será das 07h30 às 17h30 e, Vespertino das 13h15 às 17h15. O investimento para o Período Vespertino será de R$ 500,00 e para o Período Integral R$ 950,00. O transporte  e a alimentação serão terceirizados. Haverá custo extra com material e kit de Alfabetização.

O local da Escola Cristã Ágape será em Linha Tramontina, junto a Sede da Igreja Batista Nacional Ágape. Os pais podem inscrever-se para pleitear uma bolsa de estudo (parcial ou integral)  para alunos que não dispõe de recursos financeiros. A escola está captando doadores que poderão contribuir financeiramente com mensalidades, material e uniforme. 

A partir de 2024, a escola planeja atender também do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I. Informações sobre vagas e pré matrículas podem ser obtidas no site www.escolacristaagape.com.br ou pelo WhatsApp (49) 99834-4943. As vagas são limitadas.

Abordagem Cristã Clássica

A metodologia adotada tem por objetivo a excelência acadêmica, honrando o  Criador em tudo, investindo na formação integral do ser humano (mente, corpo e alma), considerando o universo espiritual e material, transmitindo valores para o desenvolvimento de um caráter que possibilite o aprendiz a contribuir com a sociedade.

A Escola Cristã Ágape propõe um resgate à Educação Clássica, dando continuidade à tradição clássica, priorizando as questões de fé. Para os educadores cristãos, a mente e a vida intelectual estão atreladas com os conceitos de alma e coração. (Os alunos precisam de orientação, correção, treinamento, encorajamento, elogios e louvor). As dimensões espirituais e morais do aluno e a construção de virtudes é tão relevante quanto o ensino em si mesmo.
 
Quer receber nossas notícias em primeira mão? Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp clicando aqui e receba as principais matérias do dia para ficar sempre bem informado com os acontecimentos da cidade e região. Te convidamos também para nos seguir no Instagram através do @radioruralconcordia e acompanhar os bastidores da Rádio, com conteúdos exclusivos de vídeos e imagens.






SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM