NOTÍCIAS



Educação

​Conselho Estadual de Educação aprova o curso de Medicina na UnC Concórdia


Instituição aguarda a publicação oficial. UnC já vinha pleiteando o curso desde 2019.

Por Ederson Vilas Boas
09/11/2022 às 06h36 | Atualizada em 10/11/2022 - 11h34
Compartilhar


O Conselho Estadual de Educação - CEE aprovou nesta semana o pedido da Universidade do Contestado para que o curso de Bacharelado em Medicina possa ser ofertado no Campus Concórdia. Este já era um desejo antigo da instituição, mas que começou a ser encarado como uma realidade a partir de 2019.

Em fevereiro do ano passado o Conselho Estadual havia aprovado a PORTARIA CEE/SC Nº 007/2022, onde constituía uma Comissão Avaliadora com vistas à Autorização para o funcionamento do Curso de Bacharelado em Medicina, para oferta no Campus de Concórdia, da Universidade do Contestado.

Em fevereiro deste ano, em uma entrevista à Rádio Rural, a vice-reitora, Solange Sprandel da Silva, explicava que o curso de Medicina no Campus Concórdia estava cada vez mais próximo de se tornar realidade. A possibilidade de se ofertar o curso começou a ser discutida em meados de 2019 pela equipe acadêmica, de tal forma que o projeto pedagógico possa atender as diretrizes curriculares nacionais, as diretrizes do Conselho Estadual de Educação e, principalmente, as necessidades do Alto Uruguai Catarinense.

Solange afirmou que a Unc já estava adquirindo equipamentos que servirão de base para a formação dos futuros acadêmicos Ela afirmou na época que era necessário o curso, “pois em relação à área da saúde, o número de médicos profissionais disponíveis na região está abaixo da média nacional”.

Ná época a vice-reitora revelou a quantidade inicial de vagas que serão ofertadas e que o município de Concórdia tem um amplo conhecimento na área da saúde, permitindo que a universidade possa receber o curso de medicina. "Serão ofertadas inicialmente 60 vagas para um curso que terá duração de seis anos em regime integral, e nós aqui em Concórdia, como já temos os cursos de fisioterapia, farmácia, psicologia e enfermagem, já temos "Know-How" (conhecimento) na área de saúde que nos permite nesse momento receber o curso de medicina", revela.

A Universidade do Contestado aguarda agora a publicação oficial, por parte do Conselho Estadual de Educação, no Diário Oficial, para que possa colocar a disposição o curso o mais breve possível.
 
Quer receber nossas notícias em primeira mão? Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp clicando aqui e receba as principais matérias do dia para ficar sempre bem informado com os acontecimentos da cidade e região. Te convidamos também para nos seguir no Instagram através do @radioruralconcordia e acompanhar os bastidores da Rádio, com conteúdos exclusivos de vídeos e imagens.




01 COMENTÁRIO
Deixe também o seu Comentário




LEANDRO RAMIRES COMASSETTO comentou em 10/11/2022 as 07:38:59
Parabéns à UnC-Concórdia pela conquista. O Brasil precisa de mais médicos, e as universidades brasileiras têm função imprescindível nesse papel. Desejo sucesso à instituição.



VEJA TAMBÉM