NOTÍCIAS



Coronavírus

SC já tem previsão para disponibilizar vacinas da Covid-19 para crianças de 6 meses a 2 anos


Estado recebeu 34 mil doses da vacinas da Pfizer.

Por Lucas Villiger
14/11/2022 às 14h14 | Atualizada em 15/11/2022 - 08h17
Compartilhar


Santa Catarina recebeu, na última sexta-feira (11), a primeira remessa de doses de vacina da Pfizer para imunizar bebês e crianças de seis meses a dois anos, contra a Covid-19. De acordo com a SES (Secretaria de Estado da Saúde), a previsão é de que a partir de quarta-feira (16), as vacinas já estejam disponíveis no municípios.

As 34 mil doses foram recebidas congeladas a -80° C na central estadual de Rede de Frio. A partir desta terça-feira (15), começa o processo de preparação para que sejam distribuídas.

No Estado, segundo a pasta, a população estimada nesta faixa etária é de 244.674 crianças. Porém, neste primeiro momento, as doses recebidas devem imunizar cerca de 11 mil bebês e crianças.

Tendo em vista que o esquema desta vacina é de três doses e, segundo recomendação do Ministério da Saúde, o Estado deve armazenar as vacinas para aplicação de todas elas, já que não há previsão de recebimento de novas remessas.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) liberou a vacina da Pfizer para ser aplicada no público de seis meses a dois anos em 17 de setembro.

Como será a aplicação?

Embora o Ministério da Saúde tenha recomendado a vacinação, neste primeiro momento, apenas de bebês e crianças com comorbidades, Santa Catarina e os municípios catarinenses optaram por não limitar a vacinação e iniciar a aplicação de doses de forma escalonada.

Sendo assim, a imunização será realizada nesta ordem: bebês de 6 meses a 11 meses e 29 dias; depois os bebês de 1 ano a 1 ano, 11 meses e 29 dias; e, por fim, das crianças de 2 anos a 2 anos, 11 meses e 29 dias.

A pasta destaca que bebês e crianças portadores de comorbidades (com comprovação) terão prioridade na vacinação, independentemente da faixa etária.

A vacina Pfizer para bebês a partir dos seis meses (tampa vinho) possui apresentação e dosagem diferenciada da formulação utilizada em adultos a partir dos 12 anos (tampa roxa) e também em crianças de cinco a 11 anos (tampa laranja).

Nos bebês e crianças de até dois anos ela deve ser aplicada no esquema de três doses, com 21 dias de intervalo entre a primeira e a segunda dose e 60 dias entre a segunda e a terceira dose.
 
Quer receber nossas notícias em primeira mão? Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp clicando aqui e receba as principais matérias do dia para ficar sempre bem informado com os acontecimentos da cidade e região. Te convidamos também para nos seguir no Instagram através do @radioruralconcordia e acompanhar os bastidores da Rádio, com conteúdos exclusivos de vídeos e imagens.


Fonte: ND+




SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM