Os golpes mais frequentes são de veículos que são colocados nas redes sociais, principalmente os com boa aparência, com valor muito a baixo do praticado no mercado e da Tabela FIPE. E isso não privilégio somente dos automóveis, mas também acontece com móveis, onde os golpistas apresentam ao consumidor uma foto com produto e preço chamativo. Ocorre ainda com equipamentos eletrônicos, brinquedos e tantos outros.
A nossa reportagem manteve contato com dois golpistas que colocaram o mesmo carro a venda no Marketplace, ferramenta de venda do Facebook. Eles usam terceiros para colocar anúncios na rede social e quando o interessado entra em contato para saber mais sobre o veículo são orientados, pelo anunciante, a ligar para um número de celular. Nestes casos, um com DDD 47 e outro 48, duas regiões de Santa Catarina.
Neste caso exposto na matéria, o produto oferecido é um VW Gol, ano 2005, valor de R$ 9.800 reais, de boa aparência. Mas que é fácil observar, por quem entende de fotografia, que se tratar de uma foto copiada de outro site e com qualidade baixa. Além disso, o vendedor/golpista explica que pode ser negociado com parcela direta com entrada de R$ 2mil e 24x no boleto. Esse veículo já esta todo revisado pronto pra transferência. Documento ok. Garantia de 06 meses de câmbio e motor .
Durante a conversa, a mesma forma de operar, de que o comprador necessita fazer a reserva do veículo. O vendedor/golpista, mesmo com número de WhatsApp, com DDD 48, afirma ser de uma empresa de Abelardo Luz, oeste catarinense, a 125 quilômetros de Concórdia. Acompanhe parte da conversa:
Reportagem: Vocês fazem entregas?
Carro: Fazemos entregas!
Reportagem: E reservam ele se eu puder ir olhar?
Carro: Podemos reservar sim
Reportagem: Pode ser sexta?
Carro: Pra sexta. Tiramos do bloco de vendas, dispensando os demais interessados e dando prioridade somente ao senhor, aí na sexta entregamos ou o senhor vem retirá-lo. Só que aí fica uma pequena taxa solicitada pelo nosso setor financeiro, pra garantir que o veículo já seja seu, ok?
Reportagem: Qual seria esse valor? Muito caro?
Carro: Não, não. Um valor mínimo, de 200$ (duzentos reais). Aí já reservamos e tiramos do bloco de vendas, dando prioridade somente ao senhor.
O vendedor/golpista ainda alimenta o golpe afirmando que se o comprador não gostar do veículo o dinheiro será devolvido.
Carro: Caso não goste ou não tenha mais interesse no veículo, estornaremos o saldo, automaticamente, sem problemas.
*Conversa na íntegra na sequencia da matéria
A empresa que este vendedor/golpista diz representar é mesmo de Abelardo Luz, ela existe, só que a própria empresa avisa através da rede social que tem o instagram que não temos anúncio no Marketplace. Não temos vendedor pedindo dinheiro antecipado, não depositem dinheiro em nome de terceiros... (Nota a baixo)
O Chefe do Procon de Concórdia, Levi Santos, explica que antes de fechar qualquer negócio, o comprador deve ter a certeza de que o vendedor é confiável, que tenha referência, por outras negociações já feitas. Outro ponto destacado pelo cehfe do Procon é que quando o valor fica muito a baixo do preço do mercado, o consumidor deve desconfiar. A gente sempre informa e pede para que todos fiquem atentos na rede social e verifique na hora da compra quando o produto é barato. Eles pedem pra fazer pix para garantir o produto e o consumidor acaba sendo lesado, pois o produto não existe. Não mande dinheiro, depósito, não pague boleto sem saber do que se trata e se está especificado se tratar de uma empresa e não de uma pessoa física, comenta.
Levi Santos afirma que as pessoas podem entrar em contato com o Procon, no telefone 3442-2423, quando surgir alguma dúvida. O Procon está atendendo junto a rodoviária municipal.








As fotos do whatsApp foram tiradas porque deve se tratar de uma foto de outra pessoa que não é o vendedor/golpista.
Quer receber nossas notícias em primeira mão? Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp clicando aqui e receba as principais matérias do dia para ficar sempre bem informado com os acontecimentos da cidade e região. Te convidamos também para nos seguir no Instagram através do @radioruralconcordia e acompanhar os bastidores da Rádio, com conteúdos exclusivos de vídeos e imagens.