NOTÍCIAS



Especial

Alerta à população: Golpe do carro usado está se tornando cada vez mais frequente na internet


Pessoas são lesadas por fazer depósitos e pagamentos sem ao menos ter a certeza se o produto existe.

Por Redação
24/11/2022 às 06h00 | Atualizada em 25/11/2022 - 07h08
Compartilhar


Os golpes estão cada vez mais frequentes na internet, principalmente de produtos que aos olhos dos internautas se tornam atrativos. Nesta reta final de ano, as tentativas são maiores, pois é onde o trabalhador recebe aquele valor a mais como o 13º salário, o PPR e tem como objetivo de investir. Os veículos se tornam os mais procurados por aqueles que querem utilizar essa grana. E esta modalidade é uma das que mais lesam pessoas pela internet.

Os golpes mais frequentes são de veículos que são colocados nas redes sociais, principalmente os com boa aparência, com valor muito a baixo do praticado no mercado e da Tabela FIPE. E isso não privilégio somente dos automóveis, mas também acontece com móveis, onde os golpistas apresentam ao consumidor uma foto com produto e preço chamativo. Ocorre ainda com equipamentos eletrônicos, brinquedos e tantos outros.

A nossa reportagem manteve contato com dois golpistas que colocaram o mesmo carro a venda no Marketplace, ferramenta de venda do Facebook. Eles usam terceiros para colocar anúncios na rede social e quando o interessado entra em contato para saber mais sobre o veículo são orientados, pelo anunciante, a ligar para um número de celular. Nestes casos, um com DDD 47 e outro 48, duas regiões de Santa Catarina.

Neste caso exposto na matéria, o produto oferecido é um VW Gol, ano 2005, valor de R$ 9.800 reais, de boa aparência. Mas que é fácil observar, por quem entende de fotografia, que se tratar de uma foto copiada de outro site e com qualidade baixa. Além disso, o vendedor/golpista explica que pode ser negociado com “parcela direta com entrada de R$ 2mil e 24x no boleto. Esse veículo já esta todo revisado pronto pra transferência. Documento ok. Garantia de 06 meses de câmbio e motor” .

Durante a conversa, a mesma forma de operar, de que o comprador necessita fazer a reserva do veículo. O vendedor/golpista, mesmo com número de WhatsApp, com DDD 48, afirma ser de uma empresa de Abelardo Luz, oeste catarinense, a 125 quilômetros de Concórdia. Acompanhe parte da conversa:

Reportagem: Vocês fazem entregas?
Carro: Fazemos entregas!

Reportagem: E reservam ele se eu puder ir olhar?
Carro: Podemos reservar sim

Reportagem: Pode ser sexta?
Carro: Pra sexta. Tiramos do bloco de vendas, dispensando os demais interessados e dando prioridade somente ao senhor, aí na sexta entregamos ou o senhor vem retirá-lo. Só que aí fica uma pequena taxa solicitada pelo nosso setor financeiro, pra garantir que o veículo já seja seu, ok?

Reportagem: Qual seria esse valor? Muito caro?
Carro: Não, não. Um valor mínimo, de 200$ (duzentos reais). Aí já reservamos e tiramos do bloco de vendas, dando prioridade somente ao senhor.

O vendedor/golpista ainda alimenta o golpe afirmando que se o comprador não gostar do veículo o dinheiro será devolvido.
Carro: Caso não goste ou não tenha mais interesse no veículo, estornaremos o saldo, automaticamente, sem problemas.

*Conversa na íntegra na sequencia da matéria

A empresa que este vendedor/golpista diz representar é mesmo de Abelardo Luz, ela existe, só que a própria empresa avisa através da rede social que tem o instagram que “não temos anúncio no Marketplace. Não temos vendedor pedindo dinheiro antecipado, não depositem dinheiro em nome de terceiros”... (Nota a baixo)

O Chefe do Procon de Concórdia, Levi Santos, explica que antes de fechar qualquer negócio, o comprador deve ter a certeza de que o vendedor é confiável, que tenha referência, por outras negociações já feitas. Outro ponto destacado pelo cehfe do Procon é que quando o valor fica muito a baixo do preço do mercado, o consumidor deve desconfiar. “A gente sempre informa e pede para que todos fiquem atentos na rede social e verifique na hora da compra quando o produto é barato. Eles pedem pra fazer pix para garantir o produto e o consumidor acaba sendo lesado, pois o produto não existe. Não mande dinheiro, depósito, não pague boleto sem saber do que se trata e se está especificado se tratar de uma empresa e não de uma pessoa física”, comenta.

Levi Santos afirma que as pessoas podem entrar em contato com o Procon, no telefone 3442-2423, quando surgir alguma dúvida. O Procon está atendendo junto a rodoviária municipal.









As fotos do whatsApp foram tiradas porque deve se tratar de uma foto de outra pessoa que não é o vendedor/golpista.
 
Quer receber nossas notícias em primeira mão? Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp clicando aqui e receba as principais matérias do dia para ficar sempre bem informado com os acontecimentos da cidade e região. Te convidamos também para nos seguir no Instagram através do @radioruralconcordia e acompanhar os bastidores da Rádio, com conteúdos exclusivos de vídeos e imagens.

 






SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM