NOTÍCIAS



Geral

​Paróquia Nossa Senhora do Rosário completa 90 anos


Construção da primeira capela começou ainda em 1926.

Por Lucas Villiger
24/11/2022 às 09h49 | Atualizada em 25/11/2022 - 07h46
Compartilhar


A Paróquia Nossa Senhora do Rosário completa 90 anos nesta quinta-feira, 24, marcando assim um grande legado religioso na cidade de Concórdia. A pequena paróquia, fundada no dia 24 de novembro de 1932, cresceu e se desenvolveu ao longo dos anos, abrigando inúmeros fiéis católicos e levando a Palavra de Deus para mais e mais pessoas.

Porém, para fundar a paróquia, foi necessário a coragem de homens e mulheres que colonizaram a região. Em 15 de novembro de 1925, os primeiros colonos da região abriam à foice, a machado e a facão um lugar na mata para nele se construir uma capelinha. Mas desde 1920 os padres franciscanos vinham de Palmas para atender os fiéis em Concórdia.

A consagração da capela seria em honra a Santo Antônio, porém, em uma reunião de colonos, ficou unanimemente resolvido consagrar a futura capelinha à Nossa Senhora do Rosário. Encontrando-se no momento um benfeitor que prometera custear as despesas com a aquisição da imagem respectiva.

No dia 3 de abril de 1926, numa colina, nas proximidades do rio dos Queimados, começou a construção da capelinha de madeira, que por vários anos, isto é, até à construção da definitiva matriz de alvenaria, serviu de presbitério e que foi, em breve, ornada da expressiva imagem de Nossa Senhora do Rosário.

Com a população da região aumentando, os padres viram a necessidade de promover a pequena capela ao status de paróquia. Foi assim que no dia 24 de novembro de 1932, durante a visita pastoral que sua excelência reverendíssima fez a Concórdia, dom Daniel Hostin, mandou publicar o decreto da ereção oficial da paróquia de Nossa Senhora do Rosário.

Sendo assim, ao longo de décadas, a Ordem dos Franciscanos administra a paróquia e exerce nela o impecável trabalho de evangelização por meio dos sacramentos. Batismos, casamentos, crismas, confissões, unções e ordenações são realizadas todos os anos na paróquia. E não podia ser diferente com a Eucaristia, que é vivida pelos fiéis diariamente em todas as comunidades. 

Atualmente, o pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário é o frei Alex Sandro Ciarnoscki. Os vigários são Alisson Luis Zanetti e Délcio Francisco Lorenzetti. Sérgio Hide Honna realiza seu ano missionário na paróquia. A paróquia pertence a Diocese de Joaçaba. 

Assim, a emblemática paróquia, caminha junto com a cidade de Concórdia, fazendo parte da história do município. A Igreja Católica Apostólica Romana está presente em todos os lugares do mundo, para assim levar a Palavra de Jesus Cristo para o povo de Deus. A Paróquia Nossa Senhora do Rosário não poderia ter uma guardiã melhor, sendo ela a própria mãe de Deus. Que Maria interceda sempre pela paróquia e que guarde um lugar especial em seu coração para a cidade de Concórdia. Afinal, tudo que vai para o coração de Maria, termina nas mãos de Deus.

"Pelo Rosário, podemos tudo alcançar. Segundo uma bela comparação, é uma longa cadeia que liga o céu e a terra: uma das extremidades está entre as nossas mãos e a outra nas da Santíssima Virgem. Enquanto o Rosário for rezado, Deus não poderá abandonar o mundo, pois essa oração é poderosa em seu coração". - Santa Terezinha do Menino Jesus
 
Quer receber nossas notícias em primeira mão? Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp clicando aqui e receba as principais matérias do dia para ficar sempre bem informado com os acontecimentos da cidade e região. Te convidamos também para nos seguir no Instagram através do @radioruralconcordia e acompanhar os bastidores da Rádio, com conteúdos exclusivos de vídeos e imagens.


Fonte: ​Paróquia Nossa Senhora do Rosário






SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM