NOTÍCIAS



Concórdia

Câmara de Vereadores presta Homenagem aos 90 anos da Paróquia Nossa Senhora do Rosário


Evento teve a presença de inúmeras lideranças religiosas que fazem e fizeram parte da Paróquia.

Por Redação
24/11/2022 às 10h58 | Atualizada em 25/11/2022 - 07h42
Compartilhar


A sessão ordinária da noite desta quarta-feira(29) contou com um momento  muito especial no decorrer do Grande Expediente, o qual foi proposto pelos vereadores Fabiano Caitano (PSDB) Fernando Busetto (PSDB), João Paraguaçu Cardoso (PSDB), Lenir Genilse Molossi Comin (PSDB), Anderson Guzzatto (PL), Fábio Luis Ferri (PL), Jaderson Miguel Prudente (PL) e Mauro Acir Fretta (PL), uma homenagem pelos 90 anos da Paróquia Nossa Senhora do Rosário.

O ambiente escolhido foi o Teatro Maria Luiza de Matos, na Casa da Cultura, que recebeu inúmeras lideranças religiosas, autoridades e famílias, que trazem carinho e adoração pela Paróquia.

Foram entregues muitas homenagens aos Párocos que fizerem parte da Paróquia, Frei Ângelo José Luiz (1986 a 1988), Padre Bertolino Tholl (1995 a 1999), Sr. Clésio Tadeu Wiggers (2000 a 2002), Sr. João Batista Zanini (2003 a 2008), Frei Evandro Balestrin (2009 a 2015), Frei José Idair Ferreira Augusto (2016 a 2021), Frei Alex Sandro Ciarnoscki (Atual) e à Fraternidade Fransciscana Nossa Senhora Do Rosário pelos 90 anos de serviços prestados à cidade.

A noite foi marcada por discursos cheios de memórias e agradecimentos. O vereador Fábio Ferri falou representando a bancada do PL, e ressaltou os momentos pelos quais a Paróquia deixa a sua marca nas histórias vida de cada pessoa, e agradeceu e parabenizou pelos trabalhos prestados pela Paróquia à toda comunidade.

O vereador João Paraguaçu Cardoso usou da palavra em nome da bancada do PSDB, e expressou todo o carinho que conserva pela Paróquia, lembrou dos freis que passaram por aqui, e como cada um deles foi fundamental na orientação espiritual da nossa população.

O atual pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Frei Alex Sandro Ciarnoscki manifestou toda a alegria dessa homenagem, e reforçou como a história da vida das pessoas se confundem com a história   da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, e uma noite de lembranças, “muitas vezes anônimas e discretas de tantas pessoas que no decorrer destes anos na oração, na vivência cristã, no trabalho voluntário, nas pastorais, na missa, no culto, foram contribuindo e constituindo o que hoje chamamos de Paróquia Nossa Senhora do Rosário”, reforçou o Frei.

Já o Vigário Provincial Frei Gustavo Medella falou sobre a gratidão aos desbravadores, aos Freis Franciscanos que vinham do Paraná, gratidão pelas missas, pelas eucaristias, pelo conforto as famílias enlutadas, as muitas vocações que surgiram nesses chãos, e todos os membros, “agradeço a população pelo carinho, paciência e dedicação com os Frades desde o início dessa bela história, cuidando bem de cada irmão que por aqui passou”, afirmou o Frei.

O Prefeito de Concórdia em exercício, vereador Fabiano Caitano falou sobre a justa homenagem proposta pela Câmara de Vereadores e ainda refletiu sobre o início da construção desta história, que começou antes mesmo da fundação da cidade, “a Câmara é a casa do povo, e aqui é o povo concordiense reconhecendo a importância da Paroquia para o Município” afirmou Fabiano.

A fundação da Paróquia aconteceu no dia 24 de novembro 1932. Hoje ela  é administrada pelos Freis Franciscanos, e atende 64 comunidades.
 
Quer receber nossas notícias em primeira mão? Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp clicando aqui e receba as principais matérias do dia para ficar sempre bem informado com os acontecimentos da cidade e região. Te convidamos também para nos seguir no Instagram através do @radioruralconcordia e acompanhar os bastidores da Rádio, com conteúdos exclusivos de vídeos e imagens.


Fonte: Assessoria da Câmara




SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM