NOTÍCIAS



Economia

Tendência é que Ceia de Natal seja 16% mais cara neste ano


Maionese, leite condensado, manteiga, açúcar e algumas frutas tiveram aumento nos preços.

Por Ederson Vilas Boas
29/11/2022 às 07h44 | Atualizada em 29/11/2022 - 08h11
Compartilhar


A ceia de Natal será mais cara este ano. Os itens alimentícios para a data comemorativa devem ter uma alta média de 16,2% para dezembro de 2022, em comparação com o mesmo mês do ano passado.

O levantamento foi produzido pelo economista da Universidade Federal de Juiz de Fora, Fernando Agra, e divulgado a um mês para o Natal. O estudo apresenta uma projeção de preços com base nos dados do IPCA, do IBGE. A pesquisa analisou 28 produtos que costumam fazer parte da ceia de Natal de uma família brasileira. A maionese, por exemplo, deverá ter uma alta de aproximadamente 30% na comparação entre dezembro de 2022 e o mesmo mês do ano passado. Já o preço das aves, em média, deverá ficar 5% mais caro no mesmo período analisado.

Em contrapartida, a carne de porco e o arroz devem registrar uma queda no custo de 3% e 4,6%, respectivamente. O aumento no custo dos produtos foi puxado, principalmente, pelo avanço da inflação no País ao longo dos últimos meses. Além disso, o economista aponta o encarecimento do dólar como outro fator responsável pela escalada no preço dos itens natalinos.

A sobremesa nesta ceia de Natal também será mais cara, por conta do aumento do valor do leite condensado, da manteiga e açúcar. Respectivamente, os itens devem ter uma alta de preço de 32,6%, 23,1% e 5,9%, segundo o levantamento.

Conforme a pesquisa, algumas frutas também subiram, e ajudaram no encarecimento da sobremesa para a ceia de Natal neste ano. A manga e o melão, que tiveram safras impactadas pela crise hídrica no país, em 2021, registram alta nos custos de aproximadamente de 30% no período.

Confira a projeção de variação de alguns dos itens mais consumidos no Natal:

Maionese: 30%
Batata inglesa: 28,5%
Farinha de mandioca: 26,6%
Água e refrigerante: 12,4%
Aves: 5,1%
 
Quer receber nossas notícias em primeira mão? Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp clicando aqui e receba as principais matérias do dia para ficar sempre bem informado com os acontecimentos da cidade e região. Te convidamos também para nos seguir no Instagram através do @radioruralconcordia e acompanhar os bastidores da Rádio, com conteúdos exclusivos de vídeos e imagens.




SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM