NOTÍCIAS



Estiagem

Chuva escassa preocupa produtores de milho em Arabutã


Lavouras da região já começam a ser afetadas pela falta de chuva.

Por Rafael Martini
22/12/2022 às 06h05 | Atualizada em 21/12/2022 - 15h41
Compartilhar


Os últimos meses do ano de 2022 tem registrado pouca quantidade de chuva em toda a região.  As baixas precipitações nos meses de setembro, outubro e novembro deixaram os produtores rurais preocupados, principalmente os que cultivam o plantio do milho. As lavouras da região já começam a ser afetadas pela estiagem, comprometendo a próxima safra.

Em dezembro, alguns períodos de chuvas já foram registrados nos municípios, amenizando a situação, mas foram insuficientes para resolver o problema, como destaca, o secretário municipal de agricultura de Arabutã, Daltro Damião.

"A nossa preocupação é com as plantações e a chuva escassa prejudicou principalmente a plantação de milho. Outras plantações também não se desenvolveram pela falta de chuva. Na semana passada houve alguns registros de chuvas, o que amenizou o problema, mas por ser escassa nos meses anteriores faz com que atualmente os produtores tenham dificuldades, e a tendência com o agravamento deste cenário fará com que o produtor tenha uma safra bem reduzida com o não desenvolvimento dos grãos", explica Damião.

Com a falta de chuva nos últimos dias, agricultores de Arabutã já estavam sendo atendidos pelo município com o transporte de água para suas propriedades para consumo animal. Daltro Damião acredito que o governo do estado deva se manifestar nos próximos dias, auxiliando o município neste período de estiagem.

"Certamente, logo no início de 2023, o governo deverá se pronunciar referente a estiagem que novamente afetou as plantações, principalmente em nossa região que é de milho. Estamos aguardando também a Defesa Civil para determinar as providências que devem ser tomadas", finaliza.

Se não bastassem todas as dificuldades já enfrentadas, as previsões meteorológicas devem seguir a tendência dos últimos dias. Pelo menos, até o final do mês o tempo deve seguir com chuva irregular em toda a região, pancadas isoladas entre a tarde e noite. O amanhecer, com temperaturas abaixo da média para época, dificulta que a chuva seja com uma quantidade suficiente para o desenvolvimento das plantações nas lavouras da região.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp clicando aqui e receba as principais matérias do dia para ficar sempre bem informado com os acontecimentos da cidade e região. Te convidamos também para nos seguir no Instagram através do @radioruralconcordia e acompanhar os bastidores da Rádio, com conteúdos exclusivos de vídeos e imagens.
 




SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM