NOTÍCIAS



Estiagem

Praticamente seco, nível do rio Suruvi começa a comprometer abastecimento de água em Concórdia


CASAN solicita encarecidamente que a população faça uso consciente da água.

Por Rafael Martini
10/02/2023 às 06h09 | Atualizada em 10/02/2023 - 21h49
Compartilhar

O que já preocupava a CASAN acabou acontecendo. O nível do rio Suruvi que, segundo informações repassadas pela companhia, está praticamente seco, começou a comprometer o abastecimento de água em Concórdia. Durante esta quinta-feira (09), ouvintes da emissora entraram em contato com a reportagem informando não haver água em diversas localidades.

Conforme a responsável pela agência local da CASAN em Concórdia, Janete Farenzena, o baixo nível da água do rio fez com que a companhia reduzisse a captação e bairros que ficam localizados em pontos mais altos do município acabam ficando desabastecidos.

"Estamos abastecendo, mas com à redução da vazão de captação, é provável que em breve os bairros altos e afastados comecem a sofrer com intermitências no abastecimento, isso se não houver redução no consumo", explica Janete.

Com o agravamento da situação, a CASAN reforça e solicita que a população faça uso consciente da água: evitar banhos demorados, quando escovar os dentes, deixar a torneira fechada, bem como, quando for lavar a louça. O ato de utilizar água para lavar o quintal e a calçada em frente a residências ou estabelecimentos é muito comum, tendo pessoas que fazem isso quase que diariamente, nesse período de seca é de suma importância reduzir este hábito.

Conforme as previsões meteorológicas, a chuva em Concórdia e região deverá continuar de forma isolada, mas não o suficiente para resolver o problema e aumentar a capacidade dos reservatórios. Sendo assim, a CASAN orienta e reforça para que a população que faça o uso consciente da água.

Além dos reservatórios, muitas lavouras na região já começam a contabilizar perdas nas plantações de milho e soja, ocasionando prejuízos aos produtores rurais, aumentando o custo de produção e dos produtos derivados.
 
Quer receber nossas notícias em primeira mão? Entre na nossa comunidade de notícias no WhatsApp clicando aqui e receba as principais matérias do dia para ficar sempre bem informado com os acontecimentos da cidade e região. Te convidamos também para nos seguir no Instagram através do @radioruralconcordia e acompanhar os bastidores da Rádio, com conteúdos exclusivos de vídeos e imagens.




SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM