NOTÍCIAS



Estiagem

Estiagem prejudica produção agrícola em Concórdia e vários setores deverão ser afetados


Culturas do milho, soja e produção de leite estão sendo as mais prejudicadas.

Por Rafael Martini
13/02/2023 às 06h16 | Atualizada em 14/02/2023 - 07h23
Compartilhar


Se não bastassem as dificuldades com abastecimento de água que o município de Concórdia vem enfrentando nos últimos dias, a estiagem continua assolando a região e prejudicando demais setores. Há meses o setor agrícola está sendo prejudicado com as culturas que acabam não se desenvolvendo corretamente por falta de chuva consistente.

Conforme o secretário municipal de agricultura, Mauro Martini, culturas do milho, soja e produção de leite estão sendo as mais prejudicadas.

"As culturas mais atingidas com a estiagem foram primeiramente a do milho, tanto a silagem que diminuiu a quantidade de massa verde por hectare, como também ao milho grão que a produtividade diminui dependendo das regiões de 20 a 70%, claro, com vários fatores que interferiram, como período de plantio e pancadas de chuva em determinada faze da cultura.", explica o secretário.

"A Soja teve alguns problemas pontuais na questão de germinação, e desenvolvimento inicial.", completa.

Outras produções também foram prejudicadas. A quantidade de leite esperada e a qualidade da pastagem impactaram negativamente no resultado esperado pelos produtores rurais.

"As produções de leite, também baixou na expectativa de produção, pois a qualidade do alimento e a quantidade no caso das pastagens prejudicou a produtividade, tanto leite como carne, bem como a escassez de umidade, sensação térmica muito quente os bovinos sofrem e consequentemente menos produtividade.", finaliza.

A curto prazo, a situação tende a demorar para normalizar. Conforme as previsões meteorológicas, a chuva em Concórdia e região deverá seguir de maneira irregular, o que não é suficiente para umedecer o solo e aumentar os níveis das nascentes e reservatórios.
 
Quer receber nossas notícias em primeira mão? Entre na nossa comunidade de notícias no WhatsApp clicando aqui e receba as principais matérias do dia para ficar sempre bem informado com os acontecimentos da cidade e região. Te convidamos também para nos seguir no Instagram através do @radioruralconcordia e acompanhar os bastidores da Rádio, com conteúdos exclusivos de vídeos e imagens.




SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM