NOTÍCIAS



Política

​Prazo para Legislativo de Concórdia responder recomendação do MP encerra nesta sexta


Promotoria está sugerindo a anulação da eleição realizada em dezembro do ano passado.

Por Ederson Vilas Boas
24/02/2023 às 07h05 | Atualizada em 24/02/2023 - 22h03
Compartilhar


Encerra nesta sexta-feira (24) o prazo para a Câmara de Vereadores de Concórdia para responder a recomendação do Ministério Público sobre a situação que envolve a eleição para a escolha da nova mesa diretora do Legislativo. Conforme o Assessor Jurídico da Câmara, Luiz Henrique Bigaton, a resposta será protocolada nas próximas horas.

O promotor Fabricio Pinto Weiblen aceitou o pedido do corpo diretivo do Poder Legislativo e estipulou um prazo de mais 15 dias para responder à recomendação do Ministério Público, data que encerra nesta sexta.

A promotoria está sugerindo a anulação da eleição realizada em dezembro do ano passado. De acordo com o MP, não foi observada a proporcionalidade entre os partidos, uma vez que a nova mesa diretora é composta somente por vereadores de um único partido, neste caso, o PL. Segundo o promotor Fabricio Pinto Weiblen, caso a recomendação não seja acatada, não se descarta a abertura de uma Ação Judicial. Além disso, não estão descartadas outras repercussões de responsabilização dos agentes públicos, porém, essas deliberações só ocorrerão após a manifestação oficial da nova mesa diretora do Legislativo Municipal.

Em nota, a nova mesa diretora da Câmara de Vereadores discordou do posicionamento do Ministério Público, entendendo que a eleição seguiu as normas preconizadas e entendendo que as circunstâncias da eleição contemplaram o princípio da proporcionalidade. Na nota, a mesa diretora afirmou que a representação proporcional dos partidos restou devidamente respeitada, com eleição sem qualquer ressalva, não havendo abstenção ou voto contrário, tanto que houve a homologação do pleito pelo então Presidente Fabiano Caetano do PSDB, inclusive sendo a ata aprovada na subsequente reunião realizada, também sem qualquer impugnação ou ressalva, homologada em plenário.



 




SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM