NOTÍCIAS



Educação

Solenidade marca abertura do Curso de Medicina na UnC em Concórdia


Instituição investiu cerca de R$10 milhões para poder ofertar a graduação.

Por Rafael Martini
01/03/2023 às 06h00 | Atualizada em 01/03/2023 - 14h24
Compartilhar


Após anos de planejamento e muito trabalho o Curso de Medicina na Unc Campus Concórdia agora é uma realidade. Nesta terça-feira (28) ocorreu a cerimônia de abertura no auditório da universidade com a presença de diversas autoridades do município, acadêmicos, pais, familiares e o público convidado. O evento foi referente a primeira aula inaugural do curso e a cerimônia do jaleco que foi entregue aos estudantes.

Para o Reitor Professor da Unc, Doutor Luciano Bendlin, trata-se de um momento histórico para a Universidade. "Para nós é um momento especial, de muito orgulho. Nós, que alguns anos atrás sonhamos com o curso de medicina, realizamos nosso planejamento estratégico com muito empenho e trabalho, hoje este sonho passa a ser realidade. Nós também temos um compromisso com área de saúde em Concórdia e toda a região", comemora o reitor.

Para ofertar o curso foi necessário um investimento de cerca de R$10 milhões. Luciano Bendlin explica que a UnC dispõe de recursos necessários e que o objetivo é que os futuros profissionais após a conclusão do curso possam atuar em Concórdia e na região.

"Nós temos um grande deficit de profissionais da saúde no mercado. Nosso objetivo é que os médicos recém-formados possam atuar em toda a região. Financeiramente estamos consolidados, bem estruturados para atender a todos. Não sobra dinheiro, mas conseguimos fazer os investimentos necessários para o funcionamento da universidade.", explica Luciano.

Conforme a Vice-Reitora Solange Salete Sprandel da Silva, trata-se de um momento muito importante para todos que estão envolvidos para que se pudesse ofertar o curso de medicina. "Não só para a UnC, mas para as famílias, que estão envolvidas em todo esse processo. São 60 novos integrantes que estarão representando vários municípios. Então, isso é maravilhoso, onde de inicia um novo ciclo em Concórdia e em todo o Alto Uruguai Catarinense em termos der desenvolvimento econômico, social e, principalmente, na área da saúde.", destaca Solange.

O Prefeito Rogério Pacheco também esteve presente na cerimônia. Segundo o prefeito, trata-se de um momento histórico para o município, um curso tão esperado pela comunidade. "Um momento histórico para o município ter o curso de Medicina. Nós, como prefeito, estamos muito felizes de poder compartilhar esse momento com toda a sociedade. Isso impactará na visibilidade da nossa cidade. Só temos que agradecer as autoridades e a UnC por disponibilizar um curso dessa envergadura", avalia Pacheco.

Conforme as informações apuradas pela reportagem da emissora, dos 60 alunos, 4 são de Concórdia, os demais são do Litoral de Santa Catarina, Norte do Rio Grande do Sul, Região Metropolitana de Curitiba-PR, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Segundo informado pela vice-reitora, as razões por que os acadêmicos escolheram a UnC foram: é a única com 2 cursos de medicina, então tem competência; estrutura do complexo laboratorial da UNC é magnífico.

Planejado estrategicamente em 2019 para o PDI/UNC 2020-2025, o curso de Medicina, autorizado pelo Conselho Estadual de Educação/SC, em sessão Plenária do dia 09.11.22, para ser ofertado no campus Concórdia, visa atender a região de saúde da AMAUC, considerada base territorial de planejamento da atenção à saúde, sendo o município de Concórdia referência por seus equipamentos urbanos e de saúde, na prestação de serviços que requeiram maior tecnologia, como de média complexidade ambulatorial e hospitalar para com os municípios circunvizinhos.

A meta da Universidade é ingressar 120 novos acadêmicos por ano. O Curso terá duração de seis anos.



 






SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM