NOTÍCIAS



Política

​Comissão de Agricultura e Meio Ambiente reúne entidades para avaliar a estiagem e propor ações para mitigar seus efeitos


Avaliação é de que novas ações deverão ser realizadas a curto, médio e longo prazos.

Por Redação
14/03/2023 às 07h46 | Atualizada em 15/03/2023 - 08h18
Compartilhar


Na última sexta-feira (10) estiveram reunidos, com a Comissão de Agricultura e Meio Ambiente, representantes da Secretaria Municipal de Agricultura, Defesa Civil do Município e Escritório Local da Epagri,  para avaliar a situação da estiagem em Concórdia e discutir e propor ações de curto e médio prazos que poderão ser adotadas no município visando mitigar seus efeitos.
 
De acordo com a avaliação dos participantes a estiagem desse ano não tem sido severa como nos anos anteriores, porém tem causado prejuízos localizados no abastecimento humano e animal e na produção de grãos e leite.
 
Segundo o relato das entidades, nos últimos anos foram realizadas muitas ações, tanto pela Secretaria Municipal de Agricultura, Epagri e Defesa Civil, tais como construção de cisternas, proteção de fontes, abertura de valas e repasse de recursos aos agricultores, as quais tem contribuído para amenizar os efeitos da falta de chuva em muitas propriedades e núcleos urbanos.           
 
No entanto, a avaliação dos participantes é de que as estiagens são eventos que poderão se repetir e com maior intensidade, por isso que novas ações deverão ser realizadas a curto, médio e longo prazos. 
 
Com encaminhamento de proposições foram sugeridas ações, trais como  a implementação das ações previstas no plano diretor do município, onde prevê-se a necessidade de implementar uma política municipal de recursos hídricos, a elaboração e implementação de um programa de conservação e proteção de rios e nascentes.
 
Também foi apontada a necessidade de que continuidade de programas estaduais de financiamento de cisternas. No caso do abastecimento urbano de Concórdia, uma das maiores demandas apontadas é de que sejam feitos investimentos na recuperação e proteção do rio Suruvi, considerando que o mesmo representa 20 da oferta de água captada pela CASAN e que está cada vez mais degradado e com redução nos níveis de vazão.
 
Em nível de Câmara de Vereadores será apresentada uma Moção de Apelo ao governo de Santa Catarina para que crie programas de apoio ao meio rural visando a execução de projetos para proteção e armazenamento de recursos hídricos.
 
Segundo o presidente da Comissão, vereador Vilmar Comassetto (PDT), a reunião foi muito positiva porque permitiu aos vereadores conhecer a situação do município em relação à estiagem e o que tem sido feito para mitigar os seus efeitos. Além disso, considerando que as estiagens poderão acontecer novamente, muitas sugestões de ações foram feitas, que caso implementadas deverão contribuir ainda mais para reduzir os prejuízos decorrentes das estiagens, finalizou o vereador.

Participaram da reunião os vereadores Vilmar Comassetto, Margarete Poletto Dalla Costa, João Paraguaçu Cardoso e João Reitel. A secretaria da Agricultura foi representada pelo senhor Mauro Frigo e Cristiano Pasternak, Luis Carlos Bergamo da Epagri e Alcemir Toldo e Edvandro da Rocha da Defesa Civil de Concórdia.        
 


Fonte: Luara Lis - Assessoria Câmara de Vereadores




SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM