NOTÍCIAS



Educação

​Alunos do SESI SENAI Concórdia representam a região no Festival SESI de Robótica


O evento reforça a importância do ensino da robótica na educação básica

Por Lucas Villiger
17/03/2023 às 08h08 | Atualizada em 18/03/2023 - 07h54
Compartilhar


Estudantes catarinenses, de escolas públicas, privadas e da rede de educação básica do SESI e do SENAI - a Escola S, vão a Brasília disputar a etapa nacional do Festival SESI de Robótica. A entidade é a operadora oficial das competições da FIRST. O torneio ocorre de 15 a 18 de março na Arena BRB Mané Garrincha e reúne 2 mil jovens de todo o país. O evento reforça a importância do ensino da robótica na educação básica, despertando nos estudantes a atração por carreiras mais tecnológicas. Os estudantes do SESI SENAI Concórdia embarcaram na segunda-feira, dia 13, para a capital federal. 

A gestora executiva regional do SESI SENAI, Silvana Meneghini, desejou boa sorte aos alunos que representam as equipes AGROROBOTS  e AGRO TECH. “Estamos imensamente orgulhosos desses alunos, que têm representado tão bem a região em competições nacionais e até internacionais. Estamos desejando boa sorte e que consigam atingir as metas estabelecidas. Agradecemos também aos pais, que têm sido grandes incentivadores de seus filhos. Obrigado pelo apoio e pelo comprometimento de todos”, assinala. 

Participam da etapa nacional do Festival SESI de Robótica, jovens de Blumenau, Concórdia, Criciúma, Florianópolis, São José, Rio do Sul e Tubarão. A competição de robótica educacional, considerada a maior do Brasil, é aberta ao público. Os competidores, com idade entre 9 e 19 anos, desembarcam em Brasília depois de meses dedicados à programação e à construção de robôs e ao desenvolvimento de projetos sociais e de inovação.  

“Na rede de educação básica do SESI e do SENAI em Santa Catarina, a robótica já está consolidada como uma relevante ferramenta de aprendizagem”, explica o diretor de educação e tecnologia da FIESC, Fabrizio Machado Pereira. “Essa é uma característica muito peculiar da educação que oferecemos, focada no ensino da ciência, matemática, engenharia e tecnologia. Também temos avançado na capacitação de estudantes da escola pública, por meio de parcerias que vêm sendo firmadas com prefeituras para a oferta de cursos no contraturno escolar”, ressalta, destacando o impacto da robótica, inclusive, na educação pública.  

Torneio em Brasília tem diversas atrações gratuitas 

Além do torneio de robótica, que mostra o impacto da metodologia de ensino STEAM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes/Design e Matemática) na formação pessoal e acadêmica dos jovens, o evento terá uma programação paralela, que inclui:  

- Oficinas makers do SESI Lab gratuitas para as famílias nos quatro dias de evento, com montagem de carrinho movido à vela e a motor, lançador de foguete e robô; 
- Seminário Internacional SESI SENAI de Educação, com a participação de especialistas e representantes do Ministério da Educação para discutir políticas e inovações na educação brasileira, na quinta-feira (16) a partir das 14h e na sexta (17) das 9h às 16h30; haverá transmissão pelo Youtube dos canais do SESI e do SENAI.  
- Exposição sobre o papel da educação na reindustrialização do país, com projetos desenvolvidos pelo SESI, pelo SENAI e por seus estudantes.




SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM