NOTÍCIAS



Estiagem

Irregularidade de chuvas preocupa produtores rurais em Concórdia e região


Segundo previsão, Outono deverá ter chuva abaixo da média para época.

Por Rafael Martini
21/03/2023 às 06h00 | Atualizada em 22/03/2023 - 07h17
Compartilhar


A Falta de chuva consistente nos últimos dias voltou a preocupar os produtores rurais em Concórdia e região. Conforme a Epagri Ciram, órgão que monitora as condições climatológicas no estado, a previsão do tempo indica um outono com temperaturas elevadas e chuva abaixo da média para época.

Para o secretário municipal de agricultura, Mauro Martini, a situação preocupa, o nível de água nos reservatórios diminuiu consideravelmente, trazendo sérios riscos aos produtores.

"Embora o nosso produtor tenha feito o seu dever de casa, fazendo depósito de água, cisternas, sistemas de armazenamento, preocupado com as nascentes, fazendo a sua parte ambiental também, infelizmente não tem chovido e o depósito natural que são os solos estão bem escassos. ", ressalta.

"Tudo isso faz com que o produtor tenha dificuldades na pecuária e também na agricultura. As altas temperaturas registradas nos últimos dias faz com que aumente o consumo de água e dificulte a produção agropecuária e agrícola, diminuindo o crescimento das pastagens. Estamos saindo o verão e indo para o outono, mas as temperas continuam elevadas e a preocupação continua. Esperamos que esse período se normalize e tenhamos chuva para que as próximas safras 2023/2024 ocorra de forma satisfatória", finaliza.

Conforme as previsões meteorológicas, este ano a estação do outono deverá ser de altas temperaturas e chuva abaixo da média para época. Tal situação traz ainda mais insegurança para atividades dependentes das condições climáticas.




SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM