NOTÍCIAS



Concórdia

Prefeitura aguarda retorno do IMA para retirada da mata referente rampas de acesso ao lago de Itá


Proposta consiste no fortalecimento da matriz turística da região.

Por Rafael Martini
31/03/2023 às 06h00 | Atualizada em 01/04/2023 - 07h11
Compartilhar


A Administração Municipal de Concórdia está aguardando a liberação do Instituto do Meio Ambiente (IMA) para a retirada da mata referente ao projeto de instalação  de rampas de acesso ao lago da barragem da Usina Hidroelétrica de Itá. A informação foi confirmada na tarde desta quinta-feira (30) pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico Vinicius Furlanetto.

Conforme o secretário, a expectativa de liberação deve ser a mais breve possível, pois segundo Furlanetto, todas as etapas necessárias foram cumpridas, e a última que era da indicação da área de compensação já foi feita a aproximadamente 30 dias.

Segundo o projeto, a proposta consiste no fortalecimento da matriz turística da região. Umas das ferramentas para isso é a criação de uma infraestrutura mínima em pontos estratégicos às margens do lago.

O município de Concórdia tem 15 comunidades à beira do lago. Foram levantados espaços para a construção de rampas de multiúso. São espaços públicos para atender a comunidade. Concórdia pode ter 35 quilômetros de espaços para que as pessoas possam usufruir do lago

Segundo a Administração Municipal, já estão definidos que os locais das rampas: Rancho Grande, Lajeado Crescêncio, Engenho Velho e Barra do Paulino. Serão rampas em concreto que facilitarão o acesso dos barcos ao lago, para promover a interação das pessoas junto ao lago, fomentando o turismo e desenvolvendo a economia da região.

Vários empresários da região e pessoas ligadas ao turismo solicitavam as rampas para facilitar a aproximação do reboque dos proprietários de embarcações na beira do lago.




SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM