NOTÍCIAS
Economia
Irani adere ao Programa Cidade Empreendedora para impulsionar economia
A iniciativa busca a transformação local pela implantação de políticas de desenvolvimento.
O prefeito Vanderlei Canci destaca que a medida está voltada a impulsionar o desenvolvimento do município. "Buscamos estratégias para fortalecer nossa economia, para incentivar o empreendedorismo e tornar as pequenas empresas cada vez mais competitivas. Nesse processo observamos outras cidades com características semelhantes às nossas que implementaram programas do Sebrae/SC e obtiveram resultados interessantes. Sabemos do nosso potencial e acreditamos que também podemos alcançá-los em nosso território com o comprometimento do poder público, das lideranças locais e do setor empresarial", analisa o gestor municipal.
Como prioridade a Administração Municipal busca fortalecer o comércio local, por isso proporcionará pela parceria com o Sebrae/SC assessoria técnica para aprimorar a visibilidade dos estabelecimentos e melhorar a eficácia da gestão empresarial. "Também olharemos para a atuação do Poder Público com a intenção de identificar o que é possível adequar para criarmos um ambiente favorável ao empreendedorismo. Exemplos disso são a simplificação dos processos administrativos para agilizar a abertura de novos negócios e o aperfeiçoamento das compras públicas, preparando e incentivando as empresas locais para participarem dos certames", antecipa.
O município de Irani também pretende fortalecer o turismo com o Programa Cidade Empreendedora. Segundo o prefeito, o território tem potencial para expandir alguns segmentos como turismo cultural, histórico e de lazer. "Temos uma natureza rica, com água em abundância e fazemos parte da História do Contestado, que talvez seja a grande propulsora do nosso desenvolvimento turístico. O que precisamos é potencializar essas características, identificar oportunidades para explorar esses atrativos únicos e valorizar nossa história", comenta.
AGRONEGÓCIO
Outra solução contratada pelo município é o Negócio Certo Rural. De acordo com o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, essa iniciativa tem o propósito de criar as condições necessárias para que os participantes conheçam os conceitos e as ferramentas para elaboração de um plano de negócio, aprimorem a gestão da empresa rural, promovam a melhoria da propriedade, desenvolvam atitudes proativas que contribuam para mudança de postura frente ao planejamento e utilizem indicadores para tomada de decisão.
O prefeito Vanderlei Canci ressalta que a grande aptidão natural do oeste catarinense é o agronegócio. "As atividades rurais promovem grande parte ou a maior parte da arrecadação municipal, portanto, temos que dar uma atenção especial. Em nosso município os setores da avicultura e suinocultura são fortes, mas queremos intensificar a cadeia produtiva da bovinocultura leiteira. Então, pelo Sebrae/SC disponibilizaremos acompanhamento aos produtores para que tenham maior eficácia. Hoje temos condições de duplicar ou até mesmo triplicar a produção de leite sem aumentar nosso plantel. Por isso, temos certeza que conseguiremos ampliar a rentabilidade para o produtor e o retorno nos impostos para o município, que posteriormente são reaplicados para benefício da comunidade", finaliza.
VEJA TAMBÉM
28/09/2023 - Economia - 08h
26/09/2023 - Economia - 13h
26/09/2023 - Economia - 09h
21/09/2023 - Economia - 08h
18/09/2023 - Economia - 08h
11/09/2023 - Economia - 09h