NOTÍCIAS



Agropecuária

Setor primário agropecuário de Concórdia registra 1,8 bilhão em 2022


Crescimento chegou em torno de 27% com relação ao ano base de 2022.

Por Rafael Martini
26/05/2023 às 06h00 | Atualizada em 28/05/2023 - 00h26
Compartilhar


O município de Concórdia registrou um crescimento em torno de 27% no setor primário agropecuário com relação ao ano base de 2022. No total do período, cerca de R$ 1,8 bilhão foram registrados na atividade. As informações foram confirmadas pela secretaria municipal de agricultura.

Na avaliação do secretário municipal Mauro Martini, o resultado é fruto dos investimentos realizados pelos produtores rurais que acreditaram no trabalho apesar de todas as dificuldades enfrentadas, como a estiagem e as incertezas econômicas do atual cenário micro e macro econômico.

"Nossos produtores que tiveram a coragem de fazer os investimentos, as agroindústrias, cooperativas, que buscaram as parcerias, também a disponibilidade de recursos nas instituições financeiras, a credibilidade no setor Agropecuário do País, fez com que o nosso produtor investisse nas cadeias produtivas, de pecuária e lavouras para produção de grãos e alimentação de bovinos.", avalia o secretário.

Mauro Martini destacou a importância do trabalho desenvolvido pela pasta junto aos produtores rurais.

"A Secretaria também é parceira, no ano passado fizemos por volta de 2.100 horas de máquinas em terraplanagens para instalações do setor pecuário e mais de 3.400 horas de máquinas para limpeza de área para ampliar as lavouras e pastagens. Todos os esforços dos técnicos, sejam autônomos, empresas integradoras, ou Cooperativas, usando das tecnologias de ponta, e principalmente nossos produtores, que buscam a qualidade e a eficiência na produção, foram os diferenciais para que Concórdia tivesse mais uma vez este desempenho no setor Primário.", destaca.

Por fim, o secretário explica que apesar de todo resultado positivo alcançado, os produtores agropecuários buscam primeiramente ter uma boa qualidade de vida e reconhecimento pelo trabalho realizado.

"Vale ressaltar sempre que se busca é a qualidade de vida dos produtores, lá nas suas propriedades, que tenhamos o devido reconhecimento, e o orgulho em produzir os alimentos para a população deste País, pois nossa região é totalmente dependente do setor Agropecuário." finaliza.

O setor primário agropecuário desempenha um papel fundamental na segurança alimentar, no desenvolvimento econômico e na geração de empregos em muitos países. Além disso, as atividades agropecuárias podem ter um impacto significativo no meio ambiente e na sustentabilidade, razão pela qual práticas agrícolas e pecuárias sustentáveis estão se tornando cada vez mais importantes.




SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM