NOTÍCIAS



Agropecuária

​Presidente da Aurora Coop lamenta prejuízo que atividade leiteira vem sofrendo com as políticas de importação


Mesmo assim, Neivor Canton comenta que a atividade continua firme na sua caminhada.

Por Ederson Vilas Boas
28/08/2023 às 05h00 | Atualizada em 27/08/2023 - 22h54
Compartilhar


O presidente da Aurora Coop, Neivor Canton, conversou com o jornalismo da Rádio Rural sobre o momento vivido pelos produtores de alguns segmentos como a suinocultora, avicultora e a bovinocultura de leite. Conforme Canton, em relação a cadeia leiteira está sendo prejudicada pelas políticas adotadas em termos de inundação do mercado interno com produtos importados e diminuindo o espaço e a oportunidade dos produtores brasileiros. “Nós assistimos especialmente a atividade leiteira tendo esse problema da política de importação de produtos lácteos, o que deprecia o trabalho dos produtores. Em relação a importação, não é muito diferente o que tem ocorrido também com Avicultura e a Suinocultura, cada um em momentos muitas vezes distintos”.

Neivor Canton fala que mesmo com estes momentos de instabilidade, a atividade continua sua caminhada também em meio às novas tecnologias. “O que importa é que a atividade tem se comportado de maneira crescente, não tem desaparecido, não tem sido ameaçada de forma decisiva e o produtor tem sabido também se portar e adotar as novas práticas, novas tecnologias permitindo com que assim ele pudesse crescer. Se formos analisar, num cenário de décadas todas as atividades sofreram bastante modificações, novos momentos de mercado o Brasil é um país que tem uma vocação exportadora nessas atividades exceto leite que ainda não alcançou esse momento que a gente ainda acha que vai alcançar um dia desses”, exemplificou Canton.

Em relação a suinocultura e avicultura no País, Neivor Canton afirma que as atividades hoje são projetadas mundialmente para centenas de países, sendo importante valorizar os produtores, desde o maior até o pequeno produtor. “Temos um grande orgulho do nosso pequeno produtor. Aquele que se integrando a um projeto de uma agroindústria, de uma cooperativa, alcançam espaços e participam desse processo evolutivo de alimentação da população do planeta Então acho que esse é o viés que nós precisamos olhar, enxergar com otimismo, dar continuidade, crescer e ocupar o espaço que está reservado ao Brasil”, finaliza o presidente da Aurora Coop.




SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM