NOTÍCIAS
Bombeiros
Bombeiros de Concórdia orientam população sobre captura de abelhas
Extermínio só será realizado em casos de risco a pessoas ou animais.
Até então, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Concórdia realizava diretamente a eliminação desses insetos. No entanto, conforme explicou à reportagem da Rádio Rural o comandante Juliano Camilo, a corporação passa a adotar um novo procedimento: o extermínio só ocorrerá em último caso, quando houver risco concreto de ataques a pessoas ou animais.
“Nesses últimos dias nós temos recebido algumas ligações pedindo para fazer extermínio de insetos, mais propriamente de abelhas. Qual é a nossa orientação? Nós realizamos o extermínio, sim, desde que essas abelhas estejam atacando pessoas e animais. Mas se é um ninho que já está há algum tempo em uma residência ou em um ponto fixo, nós orientamos que seja feita a captura”, explicou o comandante.
Para atender essas situações, os bombeiros contam com o apoio de criadores de abelhas credenciados, que se disponibilizam a realizar a captura e remoção dos enxames, levando-os para locais adequados de criação.
“Algumas pessoas deixaram contato telefônico conosco, e nesses casos o operador da central informa ao solicitante e repassa o número do apicultor responsável. Ele vai até o local e realiza a captura de forma segura”, detalhou Camilo.
O comandante ainda destacou que muitas vezes os enxames que aparecem nesta época são temporários, conhecidos como “ninhos passageiros”, que podem se alojar em um dia e desaparecer naturalmente no dia seguinte.
“Salientamos que agora é a época em que elas estão enxamando, procurando um lugar para fazer ninho. Muitas vezes acontece de elas ficarem apenas um ou dois dias em casas ou árvores e depois irem embora. O extermínio, portanto, deve ser sempre a última alternativa, utilizado somente quando há risco imediato”, reforçou.
A orientação dos bombeiros é clara: ao identificar um enxame, a população deve entrar em contato com a central da corporação pelo telefone de emergência. A partir do chamado, o operador avaliará a situação e repassará as instruções necessárias, seja indicando o contato de apicultores ou, em casos de risco, acionando a equipe para intervenção.
Fonte: SERGINHO PRIMAM
VEJA TAMBÉM
13/09/2025 - Bombeiros - 07h
12/09/2025 - Bombeiros - 08h
11/09/2025 - Bombeiros - 11h
05/09/2025 - Bombeiros - 18h
05/09/2025 - Bombeiros - 13h
04/09/2025 - Bombeiros - 16h