NOTÍCIAS



Concórdia

Destaques do Visão Geral desta sexta-feira, dia 03


Vandalismo no cemitério municipal preocupa.

Por Paulo Gonçalves
03/10/2025 às 08h48 | Atualizada em 03/10/2025 - 10h32
Compartilhar


Vandalismo - O cemitério municipal de Concórdia voltou a ser alvo de vândalos nos últimos dias, gerando indignação da comunidade e prejuízos para famílias que têm jazigos no local. De acordo com relatos de moradores, os ataques ocorreram durante a noite e se repetiram ao longo dos últimos dez dias.

Uma moradora, que visitava o túmulo de um familiar, se deparou com a situação de destruição: portas dos banheiros e das capelas foram furtadas e diversas estruturas foram danificadas. Até mesmo a porta da casa velatória teria sido alvo de tentativa de furto.

Dentro das capelas, os marginais também causaram estragos. Porta-retratos e objetos pessoais que homenageavam os falecidos foram retirados e, na maioria dos casos, quebrados. O cenário de vandalismo tem revoltado visitantes e aumentado a sensação de insegurança.

Vagas para a Polícia Científica - O governo de Santa Catarina autorizou, nesta quarta-feira (1), a realização de um concurso público com 60 vagas para a Polícia Científica do Estado. As oportunidades serão destinadas ao cargo de perito oficial, com atuação em diferentes áreas forenses, incluindo medicina legal, criminalística, laboratórios, além da identificação civil e criminal.

Segundo o governo, a definição da banca organizadora, a publicação do edital e o cronograma das etapas devem ser divulgados em breve. O objetivo é reforçar o quadro de profissionais e ampliar a capacidade de atendimento da Polícia Científica em todo o território catarinense.

A notícia é aguardada com expectativa em Concórdia, município que vive uma situação crítica na área pericial. Atualmente, a cidade conta com apenas um médico legista, responsável não apenas por Concórdia, mas também por municípios vizinhos. A carência de profissionais tem provocado atrasos na liberação de corpos e necessidade de deslocamento para Chapecó, o que gera transtornos e revolta da comunidade.

Destaque em gestão fiscal - Os municípios de Santa Catarina têm a melhor gestão fiscal do país, mostrou relatório da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) divulgado em setembro. O estudo analisou as contas públicas de 5.129 cidades brasileiras e colocou Santa Catarina na liderança nacional, principalmente pela geração própria de receita. Ou seja, os municípios catarinenses têm menor dependência de repasses estaduais e federais e maior capacidade de investir. 

O estudo da Firjan analisou indicadores como autonomia na geração de receitas, gastos com pessoal, liquidez e capacidade de investimento. O resultado é uma nota entre 0 e 1, sendo que quanto mais próxima de 1 melhor a gestão fiscal do município. A média catarinense ficou em 0,8787 frente à média nacional de 0,6531. O desempenho do estado ficou, portanto, 34% acima do Brasil. A análise considera dados de 2024.

Operação protetor - A Delegacia de Investigação Criminal (DIC) de Concórdia, com apoio de policiais civis da Operação Protetor, cumpriu, nesta quinta-feira (02), um mandado de busca e apreensão em uma residência no bairro Nações. Durante a ação, foram apreendidas 31g de cocaína e 527g de maconha, além de balança de precisão e materiais utilizados para o fracionamento e embalagem de drogas. No local, um adolescente, apontado como responsável pela administração do comércio dos entorpecentes, foi apreendido e encaminhado à Delegacia de Polícia para os procedimentos legais cabíveis.




SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM