NOTÍCIAS



Economia

OUÇA: Setor supermercadista catarinense vive fase de consolidação e projeta crescimento moderado em 2026


Presidente da ACATS destaca margens apertadas, dificuldade de mão de obra e autoatendimento.

Por Rafael Martini
07/01/2026 às 09h31 | Atualizada em 08/01/2026 - 06h41
Compartilhar


O setor supermercadista de Santa Catarina encerrou 2025 em um cenário de forte competitividade e intensa expansão, mas inicia 2026 com foco na consolidação, eficiência operacional e melhoria da rentabilidade. A avaliação é do empresário concordiense Alexandre Simioni, CEO do Grupo Passarela e presidente da Associação Catarinense de Supermercados (ACATS), em entrevista ao vivo concedida à reportagem da Rádio Rural, no programa Visão Geral, na manhã desta quarta-feira (07).

Segundo Simioni, o ano de 2025 foi marcado por investimentos expressivos, inauguração de novas lojas e crescimento das redes regionais em todas as regiões do estado. No entanto, esse ciclo de expansão trouxe novos desafios ao setor.

“Foi um ano em que o setor investiu muito, cresceu bastante, principalmente as redes regionais. Agora vivemos uma fase de consolidação, olhando para dentro das operações, investindo em gestão, em pessoas e, principalmente, em qualificação”, destacou.

O presidente da ACATS ressaltou que o supermercadista catarinense atua em um ambiente altamente competitivo e maduro, com margens cada vez mais pressionadas. Em algumas regiões, como o litoral e o Oeste catarinense, a concorrência é ainda mais intensa, tanto em grandes centros quanto em cidades menores.

“O varejo tem um ditado que diz: se você não cresce, você desaparece. O que está acontecendo é um processo de concentração, com menos redes, buscando mais eficiência operacional para reduzir custos e se manter vivo”, explicou.

Outro ponto sensível para o setor, conforme Simioni, é a dificuldade na contratação de mão de obra. Diante desse cenário, a ACATS tem intensificado ações de capacitação, por meio de cursos, workshops, encontros regionais e fóruns técnicos, com o objetivo de qualificar trabalhadores e fortalecer o desempenho das empresas.

Crescimento mais cauteloso em 2026

Ao projetar o ano de 2026, o presidente da ACATS afirma que a expectativa é de um crescimento mais moderado, abaixo do registrado em 2025, influenciado pelo cenário econômico nacional, juros ainda elevados e incertezas relacionadas ao período eleitoral.

“Nós não temos motivos para euforia na economia. Será um crescimento mais contido. O foco agora é consolidar, buscar eficiência e melhorar a rentabilidade, porque os juros impactam diretamente o resultado das empresas”, avaliou.

Simioni também apontou que o setor deve registrar um aumento nos processos de fusões, aquisições e vendas de redes menores, movimento que já vem ocorrendo em ritmo acima do esperado.
“Redes que não conseguiram crescer acabam buscando sair do negócio. É um movimento natural desse momento de mercado”, completou.

Alexandre Simioni - FOTO: Luís Longhini

Tecnologia e autoatendimento ganham espaço

Entre as principais tendências para este ano, o presidente da ACATS destacou o avanço do uso de tecnologias e do autoatendimento, como os caixas de self-checkout, além da redução de serviços tradicionais em algumas lojas, como atendimento em açougues e padarias.

“Isso acontece pela dificuldade de mão de obra e pela necessidade de reduzir custos. É um movimento que cresce em Santa Catarina e em todo o país, para que a conta feche e sobre margem para o setor”, afirmou.

Ao final da entrevista, Alexandre Simioni deixou uma mensagem de otimismo e resiliência aos empresários e à comunidade regional.

“Muitas vezes é nos momentos de crise que surgem as melhores oportunidades. Quem estiver preparado consegue avançar. Desejo um excelente 2026 a todos, com prosperidade, geração de empregos e desenvolvimento para Concordia, região e todo o país”, concluiu.


Confira o áudio:





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM